AS PRIMÍCIAS
# A OFERTA DE PRIMÍCIAS (LEVÍTICOS 23:9-17)
Consistia em oferecer a Deus o primeiro molho de espigas de trigo da Colheita. O israelita apanhava as primeiras espigas que amadureciam e entregava ao Sacerdote, que movia o molho; simbolizava a entrega a Deus do melhor da vida e do próprio ser. E é “TIPO” da Ressurreição de Jesus Cristo porque: “... Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as PRIMÍCIAS dos que dormem.” (1 Coríntios 15:20)
O dia em que se fazia oferta de primícias tem seu significado. “E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.” (Levítico 23:11). Assim as primícias só podiam ser apresentadas a Deus no dia seguinte ao sábado.
Os homens discutem sobre o DIA em quem Jesus morreu, uns crêem que foi na sexta-feira, outros que foi na quarta e outros que foi na quinta. Independentemente... sua ressurreição foi ao TERCEIRO DIA!
Quanto à RESSURREIÇÃO (como as PRIMÍCIAS dos que dormem – porque foi o PRIMEIRO a ressuscitar para a VIDA ETERNA), porém, Deus deseja que ninguém tenha dúvida. Todos os 4 EVANGELHOS fazem referências ao PRIMEIRO SÁBADO (do grego: mia sabbaton).
# A PRIMÍCIA é a foi num SÁBADO !!!
Acontece que nas traduções em português, as expressões PRIMEIRO DIA DA SEMANA, não se tratam do DOMINGO como um dia após ao sábado, mas do PRIMEIRO SÁBADO (do grego: mia sabbaton).
Isso causa grande confusão (inclusive eu mesmo estive confuso com isso por um tempo), devido ao fato de que no texto ORIGINAL em GREGO NÃO está escrito DOMINGO, ou PRIMEIRO DIA DA SEMANA, mas "Mia Sabbaton", que seria corretamente traduzido por PRIMEIRO SÁBADO.
• MATEUS 28:1 – “E, no fim do sábado, quando já despontava O PRIMEIRO DIA DA SEMANA(mia sabbaton), Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
• MARCOS 16:2 – “E, NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA(mia sabbaton), foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.”
• LUCAS 24:1 – “E NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA(mia sabbaton), muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.”
• JOÃO 20:1 – “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”
# TIPO DE JESUS
Contudo, há uma possibilidade de O Salvador só ter ressuscitado no DOMINGO, para se cumprir o que estava predito pela figura da oferta de primícias.
Mas vem outro domingo. “Depois para vós contareis desde O DIA SEGUINTE ao sábado(DOMINGO), desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até AO DIA SEGUINTE AO SÉTIMO sábado, contareis cinquenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.” (Levítico 23:15-16). Havia uma cerimônia das primícias no DOMINGO (Lv 23:11) e outra, com novas oferta de manjares, que queria dizer consagração ou comunhão, noutro DOMINGO (Lv 23:16).
Este espaço de 50 (cinquenta) dias (Lv 23:16) era chamado PENTECOSTES, que quer dizer QUINQUAGÉSIMO. Era a mesma coisa observada cinquenta dias depois da PÁSCOA. Portanto, o “Pentecostes” era no DOMINGO. A descida do Espírito Santo para HABITAR com a IGREJA, cumprindo a promessa de Jesus, foi no DOMINGO (Atos 2). Aqueles acontecimentos marcaram o começo da Igreja.
Antes Jesus dizia: “edificarei a minha igreja” (Mt 16:18b). No Pentecoste, quando desceu o Espírito Santo, começou a existir.
A oferta de primícias era feita no DOMINGO, no DIA SEGUINTE AO SÁBADO (Lv 23:11).
É “TIPO” da ressurreição de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:20), fato que se deu, segundo o TESTEMUNHO dos QUATRO EVANGELHOS, no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
Nesse caso, o DOMINGO seria a PRIMÍCIA da Semana. O Primeiro Dia.
(*NOTA: É claro que não tenho a pretensão de afirmar que Cristo Ressuscitou no Domingo ou no Sábado, embora creio que seja num Sábado, devido a alguns textos que corroboram com essa ideia).
Nesse caso, o DOMINGO seria a PRIMÍCIA da Semana. O Primeiro Dia.
(*NOTA: É claro que não tenho a pretensão de afirmar que Cristo Ressuscitou no Domingo ou no Sábado, embora creio que seja num Sábado, devido a alguns textos que corroboram com essa ideia).
# A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
O ESPÍRITO SANTO é o PRIMEIRO a ser enviado, depois os discípulos são autorizados a ir (Lucas 24:49).
A oferta de Manjares, que servia de complemento à de Primícias, também vinha no DOMINGO, “... no dia seguinte ao sétimo sábado...” (Levítico 23:16a). Era “TIPO” do Espírito Santo que desceu no DIA DE PENTECOSTE, também no DOMINGO (Atos 2).
O DOMINGO aparece pela primeira vez no livro de Levítico, “livro da Santidade”, prefigurando a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo. Por isso [entre outros] os cristãos, consideram santificado o DOMINGO.
# O QUÊ TUDO ISSO TEM A VER COM “APOCALIPSE” (A Revelação do Fim dos Tempos)?
“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” 1 Coríntios 6:14
Glória a Deus
* Como convém aos santos, dar os créditos a quem lhe deve:
"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." Romanos 13:7
[ * Fiz esse estudo baseado no livro: Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia, pág.78,79 –
João Leitão de Melo – CPAD]