Efésios 6
11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
“A ARMADURA DE DEUS”
A palavra Armadura nos dá idéia de Proteção, Segurança, Força. Logo, a Armadura de Deus serve para nos dar a devida proteção!
Mas, proteger de que? De quem? Porque? Para que?
Proteger do Maligno, o adversário das nossas almas, mais conhecido como diabo.
COURAÇA DA JUSTIÇA
O que a Couraça protege?
Ela protege órgãos vitais, como o coração. Podemos falar que o coração representa a nossa alma, sentimentos, emoções, lembranças etc….
Como alguém pode ser chamado de justo? Quem é justo? (Couraça da JUSTIÇA)
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. " Romanos 3:10
Ninguém pode ser chamado de justo! É uma questão de lógica: “Só pode ser justo… quem foi justificado!” Quem pode Justificar? Quem é a Justiça? JESUS! ELE é a JUSTIÇA DE DEUS!
Então precisamos saber qual é a justiça de DEUS e então entenderemos, porque usando a couraça da justiça seremos protegidos.
Então a couraça me protege da acusação, porque esta me enfraquece e me faz sentir um derrotado. Então o sangue me cobre de toda acusação, me dando forças para lutar.
É óbvio que não iremos acordar um dia e nos vestirmos da justiça de Deus como se isso fosse algo que se faça uma única vez na vida, mas sim é uma busca constante em nossa vida.
CALÇADOS COM O EVANGELHO DA PAZ
Porque eu preciso calçar os pés? Porque os pés são os que nos levam, a todos os lugares, a anunciar as coisas boas que sabemos a respeito de Jesus.
“…e como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: quão formoso são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas” Rom.10:15.
Mas para irmos, precisamos estar preparados com a palavra, e assim estaremos capacitados a responder e anunciar a boas novas.
E este evangelho deverá ser anunciando levando a paz, lembrando sempre que não é aconselhável entrar em discussões religiosas ou filosóficas para convencermos as pessoas daquilo que se crê, mas, devemos anunciar o evangelho como Paulo disse:
“A minha pregação, a minha palavra não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana…” 1 Cor. 2 :4
Vamos levar o simples, puro e poderoso evangelho através das mais distintas formas: conduta, fruto, palavras, etc.
Para cada tipo de terreno que você for pisar será necessário usar calçados adequados. Do contrário você poderá se ferir e muito.
Como mamãe dizia: “Não ande descalço menino !!!!”
O ESCUDO DA FÉ
Efésios 6:16
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”
O que é o escudo e para que serve em sentido literal?
Definicão: Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança.
O que tinha em mente Paulo, quando nos exortou a tomar o escudo da fé?
O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui, é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.
Porque este escudo é chamado de escudo da fé? Porque a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.
O exercício da fé (fé prática no dia a dia) é um dos itens de defesa que vão adequar-se às mais diversas circunstâncias, já que o escudo é um instrumento móvel e pode proteger dos “dardos inflamados do inimigo” qualquer região do nosso corpo, ou seja, quaisquer circunstâncias.
Como vem a fé?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)
Claro que em uma batalha você não só defende mas, ataca também. Para isso usaremos a ESPADA DO ESPÍRITO!
A ESPADA DO ESPÍRITO
O que é a espada do Espírito?
“…e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef. 6:17)
O próprio versículo diz, é a palavra de Deus.
O que vem a ser esta “Palavra de Deus”?
O vocábulo grego usado aqui para designar “Palavra” é “RHEMA”, que significa “palavra expressa”, ou seja, essa palavra deve ser dita, ser falada. Se não a dissermos, não estaremos usando a espada.
Como a palavra de Deus faz cair o inimigo?
Jesus fez recuar o diabo com o conhecimento e expressão da palavra, como vimos anteriormente. ( Mateus 4:11)
Em Hebreus vemos que a palavra “…é mais penetrante do que espada alguma de dois gumes…” ( Hebreus 4:12)
Em Apocalipse diz que do cavaleiro que vem no cavalo branco (Jesus) “… saía da sua boca uma aguda espada…” (Apocalipse 19:11-19) e porque uma espada de sua boca??? Porque a palavra de DEUS expressa é uma espada!
Como posso usar a palavra para fazer cair o inimigo no meu dia-a-dia?
Ela esta ligada com vigilância, oração, orar no Espírito e a súplica perseverante, ou seja, a palavra deve ser liberada pelos nossos lábios, segundo a orientação do Espírito Santo, orar baseado na palavra de Deus, orar a palavra de Deus, assim a palavra terá efeito de espada.
O CAPACETE DA SALVAÇÃO
Que parte do corpo o capacete protege?
A cabeça!
E o que a cabeça representa?
A mente, onde está o nosso intelecto, nossos pensamentos, nossas lembranças, nossas emoções.
Ao longo dos anos temos vistos muitos verdadeiros cristãos, pessoas dedicadas ao Senhor, sendo atingidas na mente, sendo feridos na cabeça, e se tornarem incapacitados para obra. Por isso Deus nos deu uma poderosa vestimenta de proteção, que é o capacete da salvação. Satanás ataca nossa mente com dardos inflamados.
Quais seriam esses dardos inflamados?
Um deles é a desconfiança, que é uma das munições que ele usa com mais freqüência. Começamos a desconfiar dos irmãos em Cristo, do nosso pastor, da nossa liderança, dos nossos colegas de trabalho, faculdade, da(o) namorada(o) e para os casados, da esposa ou marido.
Desconfiar quer dizer; não confiar, não acreditar.
Imagine só você desconfiando de Deus.
Isso mesmo! Desconfiar é não ter Fé.
Além da desconfiança, ele usa outras munições:
1. O Temor (Temer é ter Medo): Tememos que algo de ruim vai acontecer conosco, tememos ficar doentes, tememos ficar sem dinheiro, sem emprego, tememos ficar sós….
2. A Dúvida (Famoso “será que…”): "Será que vou conseguir? Será que continuaremos a nos dar bem? Será que ele será curado?". Estar na dúvida é estar confuso.
3. O Pessimismo: Muitas pessoas têm uma maneira negativa de pensar, para elas tudo sempre dará errado, eu nunca vou conseguir e etc.
4. A Depressão: O sinônimo de depressão é Desânimo. Às vezes somos atacados por um enorme desânimo para as coisas de Deus e isso tem que ser combatido com firmeza, uma vez que o nosso campo de batalha espiritual acontece principalmente em nossa mente, ou seja, “a maior parte da guerra espiritual em que vivemos acontece dentro de nós mesmos!”