1 - O que acontece depois da morte?
2 - Há consciência após a morte? O cristão peca ou não peca?
3 - Onde estão e o que estão fazendo os mortos em Cristo?
4 - O que significa a frase "a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo"?
5 - O que é o Hades, o Tártaro e o Inferno? São nomes de um mesmo lugar? [VÍDEO]*Resolvi postar uma série de Estudos Bíblicos de um pastor que tenho grande estima: Ciro Sanches Zibordi. Temas como a Morte e o Inferno. Espero que sejam úteis para vocês!
O que acontece
depois da morte?
Em Hebreus 9.27 está escrito
que aos seres humanos está ordenado morrerem uma vez. Depois disso, vem o
juízo. Mas isso não quer dizer que, imediatamente após a morte, as pessoas são
levadas a um julgamento. O que acontece entre a morte e o Juízo Final?
Embora a vida após a morte
ainda seja um mistério para nós, a Bíblia fornece-nos detalhes importantes a
respeito do estado intermediário. Todas as pessoas, ao morrerem — salvas ou
perdidas —, ficam sob o controle de Deus (Ec 12.7; Mt 10.28; Lc 23.46). Os
salvos em Cristo são levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22).
E os ímpios vão para o Hades (hb. sheol), que não é a sepultura, e sim um lugar de tormentos (Sl 139.8; Pv
15.24; Lc 16.23).
Nos tempos do Antigo
Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região. Eram separados por um
abismo separador intransponível (Lc 16.19-31). Ao morrer, o Senhor Jesus desceu
em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o terceiro Céu (cf.
Mt 16.18, Lc 23.43, Ef 4.8,9; 2 Co 12.1-4). Quanto aos ímpios, permanecem no
Hades (uma espécie de ante-sala do Inferno), o qual não deixa de ser “um
inferno”, um lugar de tormentos para a alma (Lc 16.23).
Conquanto, em algumas
passagens da Bíblia, o vocábulo grego hades tenha sido traduzido para
“inferno”, o Hades e o Inferno final não são o mesmo lugar. O Inferno final é
chamado de Lago de Fogo (Ap 20.14,15 [gr. limnem ton puros]); de “fogo eterno” (Mt 25.41 [gr. pur to aiõnion]); de “tormento eterno” (Mt 25.46 [gr. kolasin aiõnion]); e de Geena (Mt 5.22; 10.28; Lc12.5).
Diferentemente do Hades, o
Inferno final está vazio. O seu povoamento começará quando Cristo voltar em
poder e grande glória e lançar o Anticristo e o Falso Profeta no Inferno (Zc
14.4; Ap 19.20). Em seguida, os condenados do Julgamento das Nações irão para
“o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”, “o tormento eterno” (Mt
25.41,46). Mais tarde, será a vez do Diabo e seus anjos conhecerem o lugar para
eles preparado (Ap 20.10). E, finalmente, após o Juízo Final, todos os ímpios
estarão reunidos no Inferno final (Ap 20.15; 21.8).
Em Apocalipse 20.13 está
escrito que o mar dará os mortos que nele há. E Jesus também afirmou que “vem a
hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo 5.28). Onde
quer que estiverem, os pecadores ressuscitarão para comparecer diante do Trono
Branco. Segundo a Palavra de Deus, a morte (gr. thanatos) e o inferno (gr. hades) darão os seus mortos, os
quais, após o Juízo Final, serão lançados no Lago de Fogo.
O vocábulo “morte”, em
Apocalipse 20.13,14, tem sentido figurado. Trata-se de uma metonímia (figura de
linguagem expressa pelo emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela
realidade), numa alusão a todos os corpos de ímpios, oriundos de todas as
partes da Terra, seja qual for a condição deles. Há pessoas cujos corpos são
cremados; outras morrem em decorrência de grandes explosões, etc. Todas terão
os seus corpos reconstituídos para que, em seu estado tríplice (pleno),
espírito + alma + corpo (cf. 1 Ts 5.23), compareçam perante o Juiz.
Entretanto, para que os
ímpios compareçam ao Juízo Final em seu estado pleno, acontecerá a reunião de
espírito, alma e corpo, os quais se separam na morte. Daí a menção de que “a
morte” e também “o inferno” darão os seus mortos (Ap 20.13). Aqui, “inferno” é
hades, também empregado de forma metonímica. A “morte” dará o corpo. E o
“Hades”, a parte que não está neste mundo físico, isto é, a alma (na verdade,
alma + espírito).
Com base no que foi dito acima,
podemos entender melhor a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de
fogo” (Ap 20.14). Isso denota que os corpos e as almas dos perdidos — que
saíram do lugar onde estavam e foram reunidos na “segunda ressurreição”, a da
condenação (Jo 5.29b) —, depois de ouvirem a sentença do Justo Juiz, serão
lançados no Inferno propriamente dito, o Lago de Fogo.
Segue-se que a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” tem uma correlação com o que Jesus disse em Mateus 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [geena] tanto a alma como o corpo” (ARA). Ou seja, as almas (“o Hades”) e os corpos (“a morte”) serão lançados no Geena.
Segue-se que a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” tem uma correlação com o que Jesus disse em Mateus 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [geena] tanto a alma como o corpo” (ARA). Ou seja, as almas (“o Hades”) e os corpos (“a morte”) serão lançados no Geena.
E quanto aos que têm morrido
salvos, em Cristo? Graças a Deus, nenhuma condenação há para eles (Rm 8.1).
Serão julgados também, é evidente, logo após o Arrebatamento da Igreja, mas
apenas para efeito de galardão (Rm 14.10; Ap 22.12). Depois da ressurreição dos
que morreram em Cristo, nunca mais haverá morte, o último inimigo a ser vencido
(1 Co 15.26).
Apesar de já se encontrarem
na presença de Deus, os salvos mortos em Cristo ainda não estão desfrutando do
gozo pleno preparado para eles. Isso só acontecerá depois da ressurreição (1 Co
15.51). Seu estado agora é similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande
Tribulação (Ap 6.9-11). Esta passagem e a de Lucas 16.25 indicam que, no
Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do
que aconteceu na Terra (Ap 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no
sentido pleno — “sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17).
Em 1 Tessalonicenses 3.13
está escrito: “que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e
Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”. Isso
significa que os santos, de todas as épocas, que estão com o Senhor, no
Paraíso, virão com Ele, no Arrebatamento da Igreja. Como assim? O espírito e a
alma (ou espírito + alma) deles se juntarão aos seus corpos, na Terra, para a
ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52).
Consolemo-nos com essas
palavras (1 Ts 4.18). Aleluia! “Ora, vem, Senhor Jesus” (Ap 22.20).
Ciro Sanches Zibordi
Postado Originalmente em:
Há consciência após a morte? O cristão
peca ou não peca?
O livro de Eclesiastes se propõe
a abordar a vida humana na terra do ponto de vista natural. Daí o autor usar
sempre as expressões “debaixo do sol” e “debaixo do céu” (1.3; 3.1; 9.6, etc.).
No capítulo 9, ele se refere exclusivamente à vida na terra. E, como se
ressalta nos versículos 5 e 6, quando o ser humano morre, todos os sentimentos
atrelados a essa vida desaparecem. Mas isso não quer dizer que a parte
espiritual (o “homem interior” [2 Co 4.16]) seja aniquilada.
No próprio livro de Eclesiastes
se distingue a vida humana da vida eterna, enfatizando-se que a morte é a
separação entre a parte material (corpo) e a parte espiritual (formada por alma
e espírito), como lemos em 12.7: “e o pó volte à terra, como o era, e o
espírito volte a Deus, que o deu”. Isso significa que o corpo fica na terra, e
a parte espiritual fica sob o controle de Deus (Mt 10.28).
Em Lucas 16.19-31 e em outras
passagens vemos que a alma da pessoa, depois de sua morte, não morre nem dorme,
como dizem os defensores da falaciosa doutrina do sono da alma. O texto de
Eclesiastes 9.5 faz menção, nesse caso, das coisas desta vida. Mas, em sentido
amplo, após a morte, não se perde a consciência, como se depreende também da
leitura de Apocalipse 6.9,10.
Quanto à sua dúvida relacionada
com 1 João 3.9, a ideia contida no texto original, a qual é respaldada pelos
contextos imediato e remoto, é de que a pessoa renascida, que experimentou o
novo nascimento (Jo 3.3), não vive na prática do pecado (Rm 8.1-9). Ou seja,
ela não se inclina, como antes, às coisas da carne, pois é nova criatura (2 Co
5.17).
O pecador que não conhece a
Cristo peca naturalmente. Mas o salvo resiste ao pecado (Hb 12.4). Ele é
capacitado pelo Espírito a vencer as obras da carne (Gl 5.16-22). Mas isso não
quer dizer que, depois de renascido, não tenha mais o pecado original, herdado
de Adão (Rm 5.12), nem que esteja livre de cometer pecados.
Em resumo, temos pecado (o
original), como está escrito em 1 João 1.8, podemos praticar pecados (se não
vigiarmos), mas não é comum um servo de Deus viver na prática do pecado. Por
isso, está escrito que ele não peca, isto é, não vive pecando. Se pecarmos,
devemos confessar os nossos pecados a Deus (1 Jo 1.9,10), pois temos um
Advogado, Jesus Cristo, o Justo (2.1,2).
Ciro Sanches Zibordi
Postado Originalmente em:
Onde estão e o que estão fazendo os
mortos em Cristo?
Onde
estão os que morreram em Cristo Jesus? Considerando que, de acordo com
Eclesiastes 12.7, “... o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a
Deus, que o deu”, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou perdidas, ficam
sob o controle de Deus (Mt 10.28). Contudo, no caso dos salvos, não ficam
apenas sob o controle divino; quedam-se aos cuidados do Todo-Poderoso e são
levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22). Quanto aos ímpios,
vão para o Hades (gr. hades e hb. sheol), um lugar de tormentos (Ef 4.8-10; Sl
139.8; Pv 15.24).
Os
salvos em Cristo, portanto, estão no Paraíso, no Terceiro Céu, uma ante-sala do
lugar de gozo pleno (Lc 23.43; 2 Co 12.1-4). Trata-se de um lugar onde os
salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o “homem interior” (2 Co
4.16). No caso desses mortos em Cristo, o seu “homem interior” encontra-se em
um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja. Naquele grande
Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra (1
Ts 4.16,17). E, na condição espírito+alma+corpo, ingressarão no Céu final,
definitivo.
Em
1 Tessalonicenses 3.13 está escrito: “que sejais irrepreensíveis em santidade
diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os
seus santos”. Essa passagem mostra que os santos de todas as épocas virão com
Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o “homem interior”
(espírito+alma) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a
ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52).
Apesar
de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram
transformados. Isso só acontecerá na ressurreição (1 Co 15.51). Seu estado é
similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande Tribulação, mencionados em
Apocalipse 6.9-11. Esta passagem e a de Lucas 16.25 indicam que, no Paraíso, os
salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do que
aconteceu na terra (cf. Ap 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no
sentido pleno — “sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17).
Nos
tempos do Antigo Testamento, Paraíso e Hades
ficavam na mesma região; eram separados por um abismo intransponível (Lc
16.19-31). Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou
de lá os salvos para o Terceiro Céu — para entender essa transição claramente,
faz-se necessário estudar Mateus 16.18, Lucas 23.43, Efésios 4.8,9 e 2
Coríntios 12.1-4, nessa ordem. Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de
ante-sala do Inferno final, o Hades,
que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos (Lc 16.23).
Quanto
aos testemunhos de pessoas que pensam ter ido ao Céu e ao Inferno, é preciso
ter cuidado, pois a Palavra de Deus é clara ao dizer que a glória futura ainda
“... há de ser revelada” (Rm 8.18, grifo meu; 1 Pe 5.1; Dt 29.29). E o Senhor
não contraria a sua Palavra.
Deus
o abençoe.
Ciro Sanches Zibordi
Postado Originalmente em:
O
que significa a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”?
Sabemos
que vamos vê-lo face a face (I Cor. 13:12), seremos semelhantes ao Senhor Jesus
em sua ressurreição (I Jo. 3:2) e teremos um corpo semelhante ao de Cristo (I
Cor. 15:48-49).
Há
três lugares distintos que a versão em português da Bíblia chama de “inferno”:
o Sheol ou Hades (um lugar intermediário onde os mortos ímpios permanecem na
condição alma+espírito); o Tártaro (onde alguns anjos decaídos estão
aprisionados); e o Inferno final, definitivo, o Inferno propriamente dito.
Estude Lucas 16, Apocalipse 6, Judas e 2 Pedro.
O
Inferno final, definitivo, é conhecido como Geena (Mt 10.28, gr.), se bem que,
em Mateus 25.41,46, Jesus não empregou o termo geena, e sim duas expressões
equivalentes: “fogo eterno” (gr. pur to aiõnion) e “tormento eterno” (gr. kolasin
aiõnion). Estes correspondem também ao Lago de Fogo (gr. limnem ton purós),
mencionado em Apocalipse 20.15, etc. A Besta (Anticristo) e o Falso Profeta
(Segunda Besta) — no fim da Grande Tribulação —, e o Diabo, depois do Milênio,
serão lançados no Inferno final, que ainda não foi inaugurado.
Mas
a sua pergunta mais difícil é quanto à menção de que a morte e o inferno serão
lançados no Inferno, a qual tentarei responder objetivamente. Em Apocalipse
20.13 está escrito que o mar dará os mortos que nele há. E Jesus também afirmou
que “vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo
5.28). Onde quer que estiverem, os pecadores ressuscitarão para comparecer
diante do Trono Branco. A morte (gr. thanatos) e o inferno (gr. hades) darão os
seus mortos, os quais, após o Juízo Final, serão lançados no Lago de Fogo (Ap
20.13,14).
O
vocábulo “morte”, na passagem em análise, tem sentido figurado; trata-se de uma
metonímia (figura de linguagem expressa pelo emprego da causa pelo efeito ou do
símbolo pela realidade), numa alusão a todos os corpos de ímpios, oriundos de
todas as partes da Terra, seja qual for a condição deles. Há pessoas cujos
corpos são cremados; outras morrem em decorrência de grandes explosões, etc.
Todas terão os seus corpos reconstituídos para que, em seu estado tríplice (cf.
1 Ts 5.23), compareçam perante o Justo Juiz.
No
entanto, para que alguém compareça ao julgamento em seu estado pleno —
espírito, alma e corpo —, estes elementos terão de ser reunidos. Daí a ênfase
de que “a morte” e também “o inferno” darão os seus mortos. O termo “inferno”
em Apocalipse 20.14 é hades, também empregado de forma metonímica. Ou seja,
assim como a “morte” dará o corpo, o Hades dará a parte que não está neste
mundo físico, isto é, alma+espírito.
Segue-se
que a frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” denota que os
corpos e as almas dos perdidos — os quais sairão do lugar onde estavam para
serem reunidos na “segunda ressurreição”, a da condenação (Jo 5.29b) —, depois
de ouvirem a sentença do Justo Juiz, serão lançados no Inferno propriamente
dito, o Lago de Fogo.
Portanto,
a frase, posto que figurada, relaciona-se com o que o Senhor Jesus disse em
Mateus 10.28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei,
antes, aquele que pode fazer perecer no inferno [gr. geena] tanto a alma como o
corpo” (ARA). Em outras palavras, depois do Juízo Final, as almas e os corpos
dos ímpios, reunidos, serão lançados no Geena, o Inferno final, definitivo.
Para
se aprofundar no assunto, leia O Calendário da Profecia, de Antonio Gilberto,
Apocalipse, de Stanley Horton, ambos da CPAD, e Teologia Sistemática
Pentecostal, a ser lançado pela CPAD. Tive o privilégio de ser o
editor-assistente dessa obra e o autor do capítulo sobre escatologia.
Em
Cristo,
Ciro Sanches Zibordi
Postado Originalmente em:
VÍDEO
- Pastor Ciro responde (5):
"O
que é o Hades, o Tártaro e o Inferno?
São
nomes de um mesmo lugar?"
O que é o Hades? E o Tártaro? O que é
o Inferno? Ele já foi inaugurado? O que é o Paraíso? O que é o Geena? É o mesmo
que Lago de Fogo? Para onde vão as almas dos salvos e as dos perdidos? Jesus
foi pregar no Hades ou no Tártaro, e com que objetivo? Essas e outras perguntas
são respondidas neste Pastor Ciro responde.
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