IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

terça-feira, 23 de agosto de 2011

NOVOS APÓSTOLOS ... ???

NOVOS APÓSTOLOS ... ???
[Para início de conversa, um APÓSTOLO não é a mesma coisa que PASTOR. Ou seja, o objetivo principal do ministério apostólico é levar o Evangelho aonde ainda não chegou, e não "cuidar" ou “administrar” essas congregações, uma vez que essa tarefa está atribuída aos PASTORES, Doutores e Mestres, Presbíteros e não aos APÓSTOLOS. Sendo assim, os verdadeiros apóstolos atualmente seriam aqueles chamados MISSIONÁRIOS que estão levando a Palavra de Deus a lugares que ainda não foram evangelizados.]


JOIO OU TRIGO ???
Apóstolos – A palavra literalmente significa alguém enviado numa missão, ou apenas enviado – Sendo assim como Jesus é o enviado de Deus ele enviou os discípulos, os 12 ou mais. “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” João 20:21

O ministério apostólico é bíblico...
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo...” Efésios 4:11-13

Quem são os atuais apóstolos?...
Os Missionários – o título de missionário não tem na Bíblia, a palavra significa alguém com uma missão, contudo o típico missionário é Paulo, e a função de um missionário é pregar o evangelho, consolidar uma igreja, e depois que tudo está pronto e consolidado ele passa a responsabilidade da igreja para um pastor. Note que a função de um missionário e correlato ao do apóstolo, ou seja, o missionário é o apóstolo, porém por se achar um título muito pomposo (o de apóstolo), os mais antigos preferiram ser chamados de missionários em vez de apóstolos. Sendo assim missionário e apóstolos são a mesma coisa. Veja a historia de Paulo que fundou varias igrejas e consolidou as que existiam. Notem também que um ônibus, avião ou uma mudança de cidade não torna um pastor missionário.
A trajetória de um Verdadeiro Apóstolo é árdua...
“Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.” 1 Coríntios 4:13

O apóstolo Paulo ao expressar seu sentimento quanto ao ministério, mostra-nos como se sentia um verdadeiro Apóstolo nos dias da Igreja Primitiva e o sentimento não era dos mais agradáveis ... não se encontrava o sentimento da “soberana autoridade (ou autoritarismo)” dos atuais “apóstolos”... não eram vistos com riquezas... não eram exaltados pelos homens ...
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8.35-37
Eram desprezados ... humilhados ... presos ... caluniados ... açoitados ... rejeitados ... e TRABALHADORES!
“Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.” 2 Coríntios 11:27
A vigília aqui descrita não é apenas uma vigília de oração, mas uma vigília para realmente vigiar quanto aos perigos que corriam... Bem como o Jejum que, nesse caso não era o jejum de santificação, mas de falta de alimento, uma vez que o apóstolo Paulo jamais faria uma exposição negativa de uma vigília ou jejum voltados à Deus.
“Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.” 1 Tessalonicenses 2:9
“Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.” 2 Tessalonicenses 3.8
Trabalhavam em ofícios seculares porque não queriam ser pesados às igrejas! Por puro Amor à Obra de Deus e aos irmãos em Cristo! Isso sim é um exemplo de Apóstolo, Voluntário, Altruísta!
“E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.” Lucas 9:3

VERDADEIROS OU FALSOS?

Como saber? Pelos Frutos! (Leia Mateus 7.15-20)
Infelizmente, o que tenho visto são apóstolos arrogantes e que não possuem nenhuma das características do Fruto do Espírito, mas têm nítidas marcas das Obras da Carne!
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5.19-21

Qual a intenção de alguém em pesquisar sobre a conduta dos novos apóstolos? É justo? Há fundamento bíblico?
A Bíblia sempre diz contra falsos mestres (Judas 1.2), falsos profetas (2 Pedro 2.1), falsos cristos (Mateus 24.24), falsos irmãos (Gálatas 2.4) e também FALSOS APÓSTOLOS ... Veja o texto bíblico a respeito os falsos apóstolos...
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” 2 Coríntios 11:13
O Senhor elogia a Igreja em Éfeso por ser cautelosa ao averiguar a autenticidade daqueles que se diziam apóstolos!
“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.” Apocalipse 2:2
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” Hebreus 13:9
“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.” Gálatas 1:7
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8
(Resolvi escrever sobre o tema apenas porque perdi muitos amigos para esse vento de doutrina... e recentemente li que um desses “apóstolos” multimilionários, se auto intitulou “paipóstolo”, e ao perceber a falta de nexo, já que a palavra no grego é “apostolos” e não “postolos”, novamente se auto intitulou como “Patriarca”.) Quanta cegueira!

Veja alguns princípios de um Apóstolo:
•       Viu o Senhor - 1 Coríntios 9.1; 2 Coríntios 12.22.
•       Foi escolhido e enviado pelo Senhor - Lucas 6.13; João 6.70; Atos 9.15; Atos 22.21.
•       Testemunhou Sua ressurreição - Atos 1.22; 1 Coríntios 15.8,15
•       Lançaram e formaram o alicerce da Igreja, da qual Jesus é a Pedra angular - 1 Coríntios 3.10; Efésios 2.20
•       Foi posto à prova pela Igreja - Apocalipse 2.2; 2 Coríntios 11.13-15; 2 Timóteo 3.13

 “Ir(Mateus 28.19-20) - Sair de onde está afim de levar o Evangelho a outros lugares. (conferir Romanos 15.20)
Contraste – Atualmente, ao invés de “ir”, os “novos apóstolos” apenas enviam... Eles não saem da “zona de conforto”, não deixam a família, a cidade, a igreja local... E ainda desfrutam de uma suposta “autoridade” fora de contexto...
Humildade(1 Coríntios 9.19) – Ser servo de todos é bem o contrário do que tenho visto ultimamente em relação aos “novos apóstolos”. Pois, querem ser servidos por todos. Quanto ao Orgulho que têm ... (que é oposto de Humildade....)
Desprendimento(Filipenses 4.11) – Todo Obreiro deveria ser um exemplo fiel de reconhecimento da soberania de Deus, aprendendo a contentar com aquilo que o Senhor lhe permite ter, sem orgulho, ganância, avareza, etc.
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” Mateus 7.15

ALGUÉM PODERÁ ARGUMENTAR... MAS ...
E OS SINAIS?
(Se houver sinais, é claro!)
“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7.22-23

Um comentário:

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico