IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O LIVRO DE ENOQUE É INSPIRADO?

O LIVRO DE ENOQUE É INSPIRADO?

Em primeiro lugar, Judas não cita nenhum “LIVRO”, mas apenas uma “PROFECIA”. Não está escrito Livro, mas apenas que Enoque Profetizou... confira:


“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” Judas 1:14

Esse pequeno detalhe, por si só faz toda a diferença!

Aqueles que tentam induzir a ideia de que foi “Roma” (a Igreja Católica Romana) que teria remido esse livro da Bíblia, é bom rever seus conceitos...

Pois, muito antes de existir a ICAR, e até mesmo antes de existir o Cristianismo, a Bíblia Hebraica, embora contenha algumas porções em Aramaico, sempre foi preservada com os mesmos livros que temos em mãos hoje, os quais conhecemos por Antigo Testamento.

Muitas pessoas tem “adotado” esse livro apócrifo, conhecido pela sua versão em etíope e mais tarde pelas traduções gregas de alguns capítulos.

Infelizmente isso tem trazido graves consequências na interpretação de várias passagens bíblicas! 

Mas... pense bem....

- Enoque foi o 7º homem depois de Adão...

- Naquele tempo, qual língua se falava?

- Ainda nem mesmo havia acontecido a Torre de Babel, onde ocorreu a Confusão das Línguas...

- A primeira civilização reconhecida pela História foi a dos Sumérios...

Portanto, ainda que o tal livro fosse escrito em Grego, Hebraico ou qualquer outra língua posterior, seria um ultraje.

Uma vez que essas línguas são muito recentes em relação à época em que Enoque viveu!

Algumas observações são importantes:

- Enoque não era Hebreu – portanto, Hebraico não pode ser uma língua aceitável, pois ele viveu muito antes disso...

- Enoque não era Grego – civilização muito mais recente que a dos Hebreus...

- Porque esse livro não entrou no cânon Judaico? Simples. Porque ele nem existia!
Qualquer pessoa poderia escrever algum livro (no passado) e acrescentar a citação da profecia no meio do texto afim de validá-lo como autêntico.

Esse é o ponto...

Portanto, esse livro não faz parte das Sagradas Escrituras!

www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br      


ABAIXO, TRANSCREVO UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O TEMA RETIRADO DO
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

PROBLEMA: Judas cita o Livro de Enoque, dizendo: "Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades". (v. 14). Entretanto, Enoque não o é um livro inspirado, mas é considerado apócrifo (falso) pela igreja cristã. 


SOLUÇÃO: Primeiro, não é certo que Judas de fato esteja citando o Livro de Enoque. Ele pode simplesmente estar mencionando um acontecimento que é encontrado também nesse livro não-inspirado. “Vale dizer que Judas não afirma ter Enoque escrito essa afirmação, apenas registra que Enoque disse" (v. 14). Ele pode ter usado uma tradição oral válida, e não o Livro de Enoque. 



Além disso, mesmo que Judas tivesse tomado essa afirmação do Livro de Enoque, ainda assim ela é verdadeira. Muitas afirmações verdadeiras podem ser encontradas fora das Escrituras; o simples fato de Judas citar algo de uma fonte não-canônica (extrabíblica) não significa que o que ele diz seja necessariamente incorreto. Nem tudo no Livro de Enoque está correto, mas isso não nos permite concluir que tudo esteja errado. 



O apóstolo Paulo cita verdades de poetas pagãos (At 17:28; 1 Co 15:33; Tt 1:12), o que não implica que esses livros sejam inspirados. Na verdade, até mesmo a jumenta de Balaão proferiu uma verdade (Nm 22:28). A inspiração do livro de Judas não garante tudo o mais que é dito numa fonte não inspirada, só por ela ter sido citada. Garante apenas a verdade que foi citada. 



Finalmente, a evidência externa a respeito do livro de Judas é muito grande, o tempo de Irineu (cerca de 170 a.D.) para frente. Ele está no papiro Bodmer (P72) de 250 a.D., e trechos dele acham-se muito antes em Didakhê (2:7), que provavelmente data do segundo século. Assim, há evidência para a autenticidade do livro de Judas, que não é diminuída por essa alusão ao que Enoque disse. A existência de Enoque e a sua comunicação com Deus é um fato estabelecido em outras partes da Bíblia, tanto no AT (Gn 5:24) como no NT (Hb 11:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico