IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 15 de setembro de 2012

DIFERENÇAS ENTRE DOUTRINA E COSTUMES


DIFERENÇAS ENTRE DOUTRINA E COSTUMES

Pr. Felipe Miranda

DOUTRINA – A palavra Doutrina quer dizer Ensino. CONCEITO DE DOUTRINA

Doutrina significa “ensino” ou “instrução”. (Didachê, grego)
Doutrinar, para o cristianismo, é ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente. Ou seja, é o conjunto de princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas em Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.

Segundo o teólogo Pearlman: “Doutrina cristã pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente: “Teologia”, ou seja, “um tratado ou discurso racional acerca de Deus.” (Myer Pearlman)

A doutrina estuda a fé Cristã, sobre a verdade da realidade espiritual, única, envolvendo a existência de Deus, a possibilidade dos milagres, a confiabilidade das escrituras, a divindade de Cristo, a encarnação de Deus em Cristo e a verdade da Bíblia como a Palavra de Deus genuína.

A Doutrina conseqüentemente é Bíblica, Inalterável e Universal.
É primeiramente BÍBLICA, pois se resume na interpretação dos princípios bíblicos para a congregação dos santos.
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
2 João 1:9-10
É INALTERÁVEL, pois a Palavra de Deus não se modifica de acordo com o tempo ou de acordo com as circunstâncias. [Mt 24.35; Mc 13.31; Lc 21.33]
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. 1 Pedro 1:25
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Romanos 16:17
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2
A Doutrina também é UNIVERSAL, pois deve ser seguidas inteiramente, ou seja, sem alterações, em todas as congregações cristãs espalhadas por todo o mundo. Portanto Doutrina é todo ensinamento que a Bíblia nos oferece como regra de Fé e Prática para que um cristão possa viver uma vida saudável em Cristo, a fim de desenvolver um relacionamento mais próximo com Deus, visando o ensino, correção, regeneração, santificação e salvação.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16

USOS E COSTUMES – São regras quem variam de região para região por vários motivos. Entre eles destacam-se;

1. Para diferenciar os santos das práticas, usos e costumes locais ou regionais, quando estes estão fora dos padrões bíblicos.
2. Para preservar a congregação dos modismos mundanos.
3. Para que a própria comunidade local possa enxergar na congregação uma diferenciação tal que possa ser vista como transformados, separados e exemplares.

Contudo, a aplicação de regras do tipo “Usos e Costumes” deveriam ser aplicados apenas como “conselhos”, porém, ao longo dos anos houve muitos exageros, o que acarretou uma série de revoltas por parte de muitos irmãos.

Entretanto, nem todos os costumes deveriam ser removidos, pois apesar dos exageros, há os bons costumes que devem ser preservados, como o Apóstolo Paulo afirma:

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5

Não removas os antigos limites que teus pais fizeram. Provérbios 22:28

Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Romanos 14:5b

ARTIGO: Eclesiologia.
Escrito Por: Pr. Felipe Miranda
Data: 15/09/2012
EBB – Escola Bíblica Betânia



2 comentários:

  1. Paz pastor!
    Posso fazer uso da sua matéria num manual de discipulado para novo convertido? com sua assinatura.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico