IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESCATOLOGIA

Escatologia

“Multidões que dormem no pó da terra acordarão:
uns para a vida eterna, outros para a vergonha,
para o desprezo eterno.”
Daniel 12:2

ORDEM CORRETA DOS EVENTOS, SEGUNDO A BÍBLIA
[Grande Tribulação, Arrebatamento, Armagedom, Milênio, Juízo Final]


Escatologia é a Doutrina das Últimas Coisas.

* Baseia-se principalmente no Livro de Apocalipse, que quer dizer: REVELAÇÃO.
* Sendo uma revelação, como muita gente apresenta esse estudo a outras pessoas já dizendo de início que é muito complicado, obscuro, cheio de simbologias indecifráveis?
* Revelar é esclarecer, explicar, tirar o véu!
* Mas para compreender essa revelação é necessário ter a luz dos profetas do Antigo Testamento e somarmos ao conteúdo profético do Novo Testamento!
* Por isso, é necessário conhecer bem as Escrituras como um todo, o que o Senhor Jesus Cristo disse sobre Sua vinda nos Evangelhos e principalmente as cartas de Paulo.
* Não pretendo com esse estudo responder a todas as perguntas sobre o assunto, não seria prudente de minha parte, mas pretendo mostrar apenas que alguns "pilares" teológicos atuais não se encaixam com a luz das Escrituras!
* Leia os textos bíblicos e tire suas conclusões.

Por exemplo, onde está escrito na Bíblia que:

1- Haverá um arrebatamento secreto?
2- A Igreja não passará pela grande tribulação?
3- A vinda de Cristo pode ser a qualquer momento sem que necessite de sinais?
4- Haverá 2 Vindas de Cristo: Uma secreta e outra visível?
5- Haverá 2 Ressurreição dos salvos!? Os do arrebatamento e os que forem salvos "durante a tribulação"?


http://www.4shared.com/download/_hLkReaace/Apocalipse_em_ordem_cronolgica.bmp?lgfp=3000
CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

APOCALIPSE
LEITURA BÍBLICA
TEXTOS BASE:
MATEUS 24 / LUCAS 17:20-37 / ZACARIAS 9 / ZACARIAS 14

* OS DISCÍPULOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUERIAM SABER:
QUAIS SERIAM OS SINAIS DA SUA VINDA?

Mateus 24:3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

* OS SALVOS JAMAIS SOFRERÃO A IRA DE DEUS

1 Tessalonicenses 1:10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

1 Tessalonicenses 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

* O ARREBATAMENTO OCORRERÁ AO TOCAR A ÚLTIMA TROMBETA;
ISTO É, A SÉTIMA TROMBETA!

1 Coríntios 15:51-52  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

* NA VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO,
ELE TRARÁ RECOMPENSAS (GALARDÃO) AOS SALVOS!

Apocalipse 22:12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

Romanos 2:5-11 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

* SEREMOS ARREBATADOS ANTES DA IRA DE DEUS,
POIS A IRA DE DEUS VIRÁ IMEDIATAMENTE APÓS O ARREBATAMENTO!

Apocalipse 11:15-18 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar. Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

* TODOS SEREMOS ARREBATADOS NUM SÓ MOMENTO;
NINGUÉM FICARÁ PARA TRÁS!

1 Tessalonicenses 4:13-18 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

* OS SALVOS SEMPRE SOFRERÃO PERSEGUIÇÕES!

João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

1 Pedro 5:9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

2 Timóteo 3:12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

Atos 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

Atos 20:23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

* TRIBULAÇÃO NÃO É SINAL DE DERROTA!
E NÃO REPRESENTA A IRA DE DEUS!

Romanos 5:3-4 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

2 Tessalonicenses 1:4-10 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

2 Coríntios 7:4 Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.

Apocalipse 1:9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse 7:13-17 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Apocalipse 21:3-7 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

 “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13

* A GRANDE TRIBULAÇÃO SERÁ ABREVIADA POR CAUSA DOS ELEITOS!

Mateus 24:21-22 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Marcos 13:20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.


* HAVERÁ SANTOS DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO!

Apocalipse 13:7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

Apocalipse 20:9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

* O APÓSTOLO PAULO ORIENTA A TIMÓTEO SOBRE ESPERAR A APARIÇÃO DE CRISTO E NÃO UM “ARREBATAMENTO SECRETO”!

1 Timóteo 6:14 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 

* A VINDA DO SENHOR JESUS ACONTECERÁ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24:29-31 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

* O DIA DO SENHOR SERÁ VISÍVEL A TODOS!
(SERÁ “O DIA” DE ALÍVIO PARA OS SALVOS; PORÉM SERÁ O DIA DE ANGÚSTIA PARA OS PERDIDOS)

Sofonias 1:14-16 O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.

Zacarias 14:7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

Isaías 2:12 Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;

Isaías 13:6 Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação.

Isaías 13:9-11 Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.

Jeremias 46:10 Porque este dia é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor DEUS dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates.

Joel 1:15 Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.

Amós 5:18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.

Amós 5:20-23 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor? Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.

Joel 2:30-32 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

“E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2:19-21

 OBSERVE AS EXPRESSÕES:
MANIFESTAÇÃO / REVELAÇÃO / SE MOSTRAR

2 Tessalonicenses 1:5-10 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Mateus 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

Tito 2:13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

Colossenses 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

Isaías 40:5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.

Mateus 16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.


2 Tessalonicenses 2:1-4 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

ABAIXO ALGUNS GRÁFICOS PARA ESCLARECER MELHOR AS IDEIAS
(para salvar o Quadro abaixo, basta clicar sobre a imagem)
Aqui temos as principais interpretações, chamadas de "Escolas Escatológicas": PRÉ-MILENISMO; PÓS-MILENISMO E AMILENISMO
RESUMO DAS CINCO ESCOLAS ESCATOLÓGICAS

1 – PRÉ-MILENISTA | PRÉ-TRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja NÃO passará pela Grande Tribulação.

2 – PRÉ-MILENISTA | MESOTRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja passará POR METADE da Grande Tribulação - ou seja 3 anos e meio.

 3 – PRÉ-MILENISTA | PÓS-TRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja PASSARÁ pela Grande Tribulação - ou seja 7 ANOS.

4 – PÓS-MILENISTA = É a escola escatológica que defende que Cristo virá pela segunda vez, ao término do Milênio. Muitos pós-milenistas crêem que a era Milenar iniciou-se quando Cristo foi assunto ao céu, e outros crêem que ela surgirá quando o Evangelho houver sido pregado em toda terra, promovendo uma Era Áurea de Justiça e Paz para a humanidade. (São também chamados de PRETERISTAS)

5 – AMILENISMO = Os amilenistas praticamente ignoram o MILÊNIO, crê que o Milênio de Apocalipse 20 deve ser interpretado apenas simbolicamente. Ao contrário do que a palavra deixa a entender, sendo ausência de Milênio, o amilenismo crê num Milênio, porém não da forma literal como os pré-tribulacionistas ou os pós-tribulacionistas. O amilenismo clássico crê num Milênio que iniciou-se com a primeira Vinda de Cristo, representando o período do Evangelho, que segue entre a Ressurreição de Cristo e a Segunda Vinda de Cristo. De modo geral, o Milênio, na visão amilenista, seria o período da Dispensação da Graça, onde os justos falecidos habitariam com Deus e Satanás teria seu poder limitado, culminando com a Volta de Cristo e com o Juízo Final e único, iniciando a Eternidade.

Um Quadro explicando a visão Pré-Milenista | Pré-Tribulacionista (essa é a visão da "maioria"):
 
Linha Teológica: Pré-Milenista |  Pré-Tribulacionista: (acreditam que a Igreja não passará por Grande Tribulação | Jesus virá "antes" do Milênio)
[Eu não creio assim - Creio que os eleitos que estiverem vivos, passarão pela Grande Tribulação até ao fim]
Porém, compreendo as diferentes interpretações.


ESPERO QUE GOSTEM DESSA POSTAGEM
Graça & Paz

Postagem:
ESCATOLOGIA

Por:
Pr. Felipe Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico