IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESCATOLOGIA

Escatologia

“Multidões que dormem no pó da terra acordarão:
uns para a vida eterna, outros para a vergonha,
para o desprezo eterno.”
Daniel 12:2

ORDEM CORRETA DOS EVENTOS, SEGUNDO A BÍBLIA
[Grande Tribulação, Arrebatamento, Armagedom, Milênio, Juízo Final]


Escatologia é a Doutrina das Últimas Coisas.

* Baseia-se principalmente no Livro de Apocalipse, que quer dizer: REVELAÇÃO.
* Sendo uma revelação, como muita gente apresenta esse estudo a outras pessoas já dizendo de início que é muito complicado, obscuro, cheio de simbologias indecifráveis?
* Revelar é esclarecer, explicar, tirar o véu!
* Mas para compreender essa revelação é necessário ter a luz dos profetas do Antigo Testamento e somarmos ao conteúdo profético do Novo Testamento!
* Por isso, é necessário conhecer bem as Escrituras como um todo, o que o Senhor Jesus Cristo disse sobre Sua vinda nos Evangelhos e principalmente as cartas de Paulo.
* Não pretendo com esse estudo responder a todas as perguntas sobre o assunto, não seria prudente de minha parte, mas pretendo mostrar apenas que alguns "pilares" teológicos atuais não se encaixam com a luz das Escrituras!
* Leia os textos bíblicos e tire suas conclusões.

Por exemplo, onde está escrito na Bíblia que:

1- Haverá um arrebatamento secreto?
2- A Igreja não passará pela grande tribulação?
3- A vinda de Cristo pode ser a qualquer momento sem que necessite de sinais?
4- Haverá 2 Vindas de Cristo: Uma secreta e outra visível?
5- Haverá 2 Ressurreição dos salvos!? Os do arrebatamento e os que forem salvos "durante a tribulação"?


http://www.4shared.com/download/_hLkReaace/Apocalipse_em_ordem_cronolgica.bmp?lgfp=3000
CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

APOCALIPSE
LEITURA BÍBLICA
TEXTOS BASE:
MATEUS 24 / LUCAS 17:20-37 / ZACARIAS 9 / ZACARIAS 14

* OS DISCÍPULOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUERIAM SABER:
QUAIS SERIAM OS SINAIS DA SUA VINDA?

Mateus 24:3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

* OS SALVOS JAMAIS SOFRERÃO A IRA DE DEUS

1 Tessalonicenses 1:10 E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

1 Tessalonicenses 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

* O ARREBATAMENTO OCORRERÁ AO TOCAR A ÚLTIMA TROMBETA;
ISTO É, A SÉTIMA TROMBETA!

1 Coríntios 15:51-52  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

* NA VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO,
ELE TRARÁ RECOMPENSAS (GALARDÃO) AOS SALVOS!

Apocalipse 22:12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

Romanos 2:5-11 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

* SEREMOS ARREBATADOS ANTES DA IRA DE DEUS,
POIS A IRA DE DEUS VIRÁ IMEDIATAMENTE APÓS O ARREBATAMENTO!

Apocalipse 11:15-18 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar. Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

* TODOS SEREMOS ARREBATADOS NUM SÓ MOMENTO;
NINGUÉM FICARÁ PARA TRÁS!

1 Tessalonicenses 4:13-18 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

* OS SALVOS SEMPRE SOFRERÃO PERSEGUIÇÕES!

João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

1 Pedro 5:9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

2 Timóteo 3:12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

Atos 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

Atos 20:23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

* TRIBULAÇÃO NÃO É SINAL DE DERROTA!
E NÃO REPRESENTA A IRA DE DEUS!

Romanos 5:3-4 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

2 Tessalonicenses 1:4-10 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

2 Coríntios 7:4 Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.

Apocalipse 1:9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse 7:13-17 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Apocalipse 21:3-7 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

 “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13

* A GRANDE TRIBULAÇÃO SERÁ ABREVIADA POR CAUSA DOS ELEITOS!

Mateus 24:21-22 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Marcos 13:20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias.


* HAVERÁ SANTOS DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO!

Apocalipse 13:7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

Apocalipse 20:9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

* O APÓSTOLO PAULO ORIENTA A TIMÓTEO SOBRE ESPERAR A APARIÇÃO DE CRISTO E NÃO UM “ARREBATAMENTO SECRETO”!

1 Timóteo 6:14 Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 

* A VINDA DO SENHOR JESUS ACONTECERÁ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24:29-31 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

* O DIA DO SENHOR SERÁ VISÍVEL A TODOS!
(SERÁ “O DIA” DE ALÍVIO PARA OS SALVOS; PORÉM SERÁ O DIA DE ANGÚSTIA PARA OS PERDIDOS)

Sofonias 1:14-16 O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.

Zacarias 14:7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

Isaías 2:12 Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;

Isaías 13:6 Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação.

Isaías 13:9-11 Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.

Jeremias 46:10 Porque este dia é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor DEUS dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates.

Joel 1:15 Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.

Amós 5:18 Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.

Amós 5:20-23 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor? Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.

Joel 2:30-32 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

“E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2:19-21

 OBSERVE AS EXPRESSÕES:
MANIFESTAÇÃO / REVELAÇÃO / SE MOSTRAR

2 Tessalonicenses 1:5-10 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Mateus 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

Tito 2:13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

Colossenses 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

Isaías 40:5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.

Mateus 16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.


2 Tessalonicenses 2:1-4 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

ABAIXO ALGUNS GRÁFICOS PARA ESCLARECER MELHOR AS IDEIAS
(para salvar o Quadro abaixo, basta clicar sobre a imagem)
Aqui temos as principais interpretações, chamadas de "Escolas Escatológicas": PRÉ-MILENISMO; PÓS-MILENISMO E AMILENISMO
RESUMO DAS CINCO ESCOLAS ESCATOLÓGICAS

1 – PRÉ-MILENISTA | PRÉ-TRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja NÃO passará pela Grande Tribulação.

2 – PRÉ-MILENISTA | MESOTRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja passará POR METADE da Grande Tribulação - ou seja 3 anos e meio.

 3 – PRÉ-MILENISTA | PÓS-TRIBULACIONISTA = Acredita que Cristo virá "antes" (pré) do MILÊNIO (Apocalipse 20:4); e que a Igreja PASSARÁ pela Grande Tribulação - ou seja 7 ANOS.

4 – PÓS-MILENISTA = É a escola escatológica que defende que Cristo virá pela segunda vez, ao término do Milênio. Muitos pós-milenistas crêem que a era Milenar iniciou-se quando Cristo foi assunto ao céu, e outros crêem que ela surgirá quando o Evangelho houver sido pregado em toda terra, promovendo uma Era Áurea de Justiça e Paz para a humanidade. (São também chamados de PRETERISTAS)

5 – AMILENISMO = Os amilenistas praticamente ignoram o MILÊNIO, crê que o Milênio de Apocalipse 20 deve ser interpretado apenas simbolicamente. Ao contrário do que a palavra deixa a entender, sendo ausência de Milênio, o amilenismo crê num Milênio, porém não da forma literal como os pré-tribulacionistas ou os pós-tribulacionistas. O amilenismo clássico crê num Milênio que iniciou-se com a primeira Vinda de Cristo, representando o período do Evangelho, que segue entre a Ressurreição de Cristo e a Segunda Vinda de Cristo. De modo geral, o Milênio, na visão amilenista, seria o período da Dispensação da Graça, onde os justos falecidos habitariam com Deus e Satanás teria seu poder limitado, culminando com a Volta de Cristo e com o Juízo Final e único, iniciando a Eternidade.

Um Quadro explicando a visão Pré-Milenista | Pré-Tribulacionista (essa é a visão da "maioria"):
 
Linha Teológica: Pré-Milenista |  Pré-Tribulacionista: (acreditam que a Igreja não passará por Grande Tribulação | Jesus virá "antes" do Milênio)
[Eu não creio assim - Creio que os eleitos que estiverem vivos, passarão pela Grande Tribulação até ao fim]
Porém, compreendo as diferentes interpretações.


ESPERO QUE GOSTEM DESSA POSTAGEM
Graça & Paz

Postagem:
ESCATOLOGIA

Por:
Pr. Felipe Miranda

5 comentários:

  1. ESSE ESTUDO VERDADEIRAMENTE ILUMINA EDIFICA NOSSA ALMA. GRAÇA E PAZ IRMAO

    ResponderExcluir
  2. material muito bom gostei obrigado por compartilhar esse estudo

    ResponderExcluir
  3. Esse estudo é bênção de Deus. Deus continue te abençoando pastor felipe Morais. No meu nome também tem Morais. HENRIQUE DE MORAIS LISBÔA. Sou pastor da Igreja de Cristo em Tangará RN. Um abraço e a paz de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esse edtudo, esclarecedor.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico