IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

domingo, 3 de novembro de 2013

Porque não utilizamos estátuas?

Porque Não Utilizamos Estátuas?


Porque Deus proibiu de Fazê-las!

Deuteronômio 20:4-6
4 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 - Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 - e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Observe que o mandamento de Deus é completo e a proibição referente às imagens abrange pelo menos três áreas distintas:

1.       Deus proíbe FAZER imagens:Não farás para ti imagem esculpida” v.4 [observe que somente o fato de se fazer uma imagem, de quem quer que seja, já é pecado contra Deus!]
2.       Deus proíbe ENCURVAR diante das imagens:Não te encurvarás diante delas” v.5 [Encurvar está ligado à reverência, ao respeito; intrínseca da adoração]
3.       Deus proíbe SERVIR às imagens:nem as servirás” v.5 [É claro que não há como servir uma escultura, uma vez que essa, por si só não tem nenhuma capacidade de comunicação, ou até mesmo vontade própria. A proibição aqui está ligada à doutrina, ou ensinamento, que tradicionalmente aquela imagem carrega consigo.]

Veja abaixo no Salmo 115, o porque Deus proíbe alguém servir uma imagem.
SALMO [115]
1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Por que perguntariam as nações: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.
5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;
6 têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram;
7 têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.
9 Confia, ó Israel, no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
10 Casa de Arão, confia no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
11 Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
12 O Senhor tem-se lembrado de nós, abençoar-nos-á; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão;
13 abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes.
14 Aumente-vos o Senhor cada vez mais, a vós e a vossos filhos.
15 Sede vós benditos do Senhor, que fez os céus e a terra.
16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;
18 nós, porém, bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.


São inúmeras referências que proíbem a construção de imagens, por exemplo:

·         Não farás estátuas de nenhum tipo e não te inclinarás diante delas: (Êxodo 20:4,5,23; Êxodo 34:17; Levítico 19:4; Levítico 26:1; Deuteronômio 4:15-19; Deuteronômio 5:8-10; Deuteronômio 16:21,22; Deuteronômio 27:15)


Deuteronômio 4:15-19
15 - Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
16 - para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher;
17 - ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu;
18 - ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra;
19 - e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu.


1 Timóteo 2:3-6
3 - Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 - o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 - o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;



O Senhor Deus não autorizou mais NINGUÉM ser mediador entre Ele e os homens,
a não ser Jesus Cristo, Seu Filho.
Isso quer dizer que:



Afinal, quem interceder por nós a Deus?
.
1-      O Espírito Santo: (Romanos 8:26-27) - 26 - Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 - E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos
2-      Jesus Cristo: (Romanos 8:34) – 34 - Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; (cf. Hebreus 7:21-25)

  E as pessoas que morreram? Como estão? Porque não fazem a Mediação entre nós e Deus?


Porque eles não estão no céu
(no mais alto céu)
“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.” João 3:13
Porque todos eles pecaram
(portanto, para Deus, não existe ninguém digno, nem mesmo os mais santos!)
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23
Porque só existe um Mediador
(apenas Jesus Cristo)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” 1 Timóteo 2:5
Porque não há outro nome entre os homens capaz de nos conduzir a Deus
“E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” Atos 4:12
Porque ninguém tem autoridade para intervir no nosso relacionamento com Deus
“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12
Porque eles estão como os que dormem!
“Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:15-18
Porque eles estão mortos!
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5
NOTA EXTRA: Não existe reencarnação
(Referente ao ensino espírita)
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,” Hebreus 9:27


Um comentário:



  1. Como a Bíblia não é um livro ocidental, mas oriental, escrita - em hebraico, aramaico e grego, é indispensável conhecimentos históricos, geográficos, antropológicos, arqueológicos, lingüísticos, exegéticos, - teológicos etc. Para compreender a proibição das imagens é necessário conhecer o ambiente religioso antigo.

    Todos os povos que se relacionavam com Israel acreditavam que a imagem não somente era um símbolo da divindade, mas que a própria divindade nela habitava maneira real. A imagem era de certa forma o mesmo Deus representado.

    Na mentalidade primitiva oriental, na imagem da divindade residia um fluído pessoal divino. Quando alguém fabricava uma imagem, o deus nela habitava, já que toda imagem, de algum modo tinha uma "epiclesis", - isto é, um chamado para Deus nela habitar. Era uma espécie de "clone" da divindade simbolizada na imagem:

    Por isso, quando Raquel esposa de Jacó, rouba os ídolos de seu pai Labão, ele se queixa de que lhe roubaram seus deuses, não as imagens (Gn 31,30). Na história de Micas, este acusou a tribo de Dã de que lhe - roubaram o seu deus, enquanto estes marchavam só com a imagem (Jz 18,27).

    Passaram-se os séculos. O ambiente grego fez com que os homens - fossem não mais escravos da magia, mas se deixaram influenciar pelo pensamento filosófico e racional. Isto contribuiu para diminuir a idéia fetiquista das imagens divinas. Aos poucos Israel foi compreendendo que Javé era o único Deus de todos os povos; que não existiam divindades distintas para outras nações.
    Por isso, qualquer imagem, altar, oração ou culto que se celebrava em qualquer lugar, ou idioma, era dedicado somente a Deus. Assim o perigo de crer que se adorava a deuses estrangeiros desapareceu.

    Em alguns casos o próprio Deus ordenou o fabrico de imagens sagradas. Durante a travessia do deserto, quando Javé mandou fabricar a arca da Aliança, tabernáculo sagrado destinado a guardar as tábuas da Lei, ordenou que de cada lado se pusesse uma imagem de ouro de um querubim, ser angélico, dividida metade animal, metade homem (Ex 25,18).

    Por outro lado o candelabro de sete braços que se colocava no interior da Tenda Sagrada tinha gravada flores de amêndoa (Ex 25,33). Estes fatos não são prescrições humanas. Segundo a Bíblia o próprio Deus inspirou com seu Espírito o artista Beseleel, dando-lhe habilidade e perícia para criá-las (Ex 31, 1-5).

    Gedeão, um dos mais importantes juízos de Israel, fabrica com anéis e outros objetos de ouro uma imagem de Javé, a quem os israelitas prestaram culto (Jz 8,24-27). E Micasm famoso e piedoso javista, fabricou uma efígie de prata de Javé e edificou um santuário para prestar-lhe culto (Jz 17.19,11-13; 18,24-30).

    E com se tudo isso não bastasse, com permissão de Javé (Nm 21,8-9), uma enorme serpente de bronze foi erguida por Moisés no deserto. A todos, picados por víboras, ao contemplá-la ficavam curados. Ela ficou exposta no templo durante duzentos anos, até que o rei Ezequias a destruísse (2Rs 18,4).
    Se na antiga Aliança, Deus se revela (Ex 19,3-25) ao povo, sem imagem, na Nova Aliança considerou imprescindível ter uma para ser visto. Deus mesmo desde agora, quando não há mais perigo, revela-se aos homens mediante - uma imagem, a de Cristo, para que o vissem, olhassem, tocassem, sentissem.
    Paulo apóstolo que viveu durante muito tempo fiel a antiga Lei, compreendeu muito bem, a nova disposição ao falar de "Cristo a imagem do Pai" (2Cor 4,4). Em maravilhoso hino, canta que "Cristo é a imagem de Deus invisível" (Cl 1,15). Cristo Jesus dialogando com o apóstolo Filipe, antecipa-o com esta revelação: "Quem me viu, viu o Pai" (Jo 14,9).

    Os ícones sagrados venerados pelo catolicismo e as igrejas cristãs Russa, Grega e Armênia, não são divinas, pois não são deuses. São símbolos de irmãs e irmãos nossos que em sua peregrinação terrestre, tornaram-se páginas vivas do Evangelho com o testemunho de vida cristã.

    Fonte: O Cooperador Paulino. Edição: 69 ANO LXV - NOVA FASE - Nº 69

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico