IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 15 de setembro de 2012

Eclesiologia - O que é uma Igreja?

ECLESIOLOGIA
O que é uma Igreja?

Mateus é o único escritor a usar a palavra igreja em seu texto (Mt 16:18; 18:17).
O termo grego traduzido por "igreja" significa "uma assembléia chamada para fora". No Novo Testamento, esse termo refere-se, em geral, à congregação local dos cristãos. No Antigo Testamento, Israel era escolhido por Deus, começando com o chamado de Abraão (Gn 12:1 ss; Dt 7:6-8). Aliás, Estêvão chama a nação de Israel de "a congregação [igreja] no deserto" (At 7:38), pois era o povo de Deus chamado para fora.
Porém, a Igreja do Novo Testamento é formada por um povo diferente, pois é constituída tanto de judeus quanto de gentios. Nessa Igreja, não há qualquer distinção racial (GI3:28). Apesar de ter escrito principalmente para judeus, ainda assim o Evangelho de Mateus possui um elemento "universal" que inclui os gentios. Por exemplo, líderes gentios vão adorar o menino Jesus (Mt 2:1-12). Jesus realiza milagres para os gentios e até os elogia por sua fé (Mt 8:5-13; 15:21-28). A rainha de Sabá é louvada por se mostrar disposta a fazer uma longa jornada a fim de ouvir a sabedoria de Salomão (Mt 12:42).
Num momento de crise em seu ministério, Jesus fala de uma profecia sobre os gentios (Mt 12:14-21). Mesmo nas parábolas, Jesus indica que as bênçãos que Israel recusou seriam compartilhadas com os gentios (Mateus 22:8-10; 21 :40-46). De acordo com o discurso no monte das Oliveiras, a mensagem seria levada "a todas as nações" (Mt 24:14); e a comissão do Senhor envolveria todas a nações (Mt 28:19, 20).
Na Igreja primitiva, havia apenas cristãos judeus e prosélitos (At 2 - 7). Quando o evangelho chegou a Samaria (At 8), o povo mestiço de judeus e gentios passou a fazer parte da Igreja. Depois que Pedro foi à casa de Cornélio (At 10), os gentios também começaram a participar da Igreja. A assembléia de Jerusalém (At 15) determinou que os gentios não precisavam tornar-se judeus antes de se tornar cristãos.
Mateus apresenta toda essa questão de antemão, e quando seu livro foi lido pelos membros judeus e gentios da Igreja primitiva, ajudou a resolver diferenças e a promover a unidade. Mateus deixa claro que esse novo povo, a Igreja, não deveria apoiar qualquer forma de exclusão racial ou social. Pela fé em Jesus Cristo, os cristãos são "todos um" no corpo de Cristo, a Igreja.
BIBLIOGRAFIA
WIERSBE, Warren W. – Comentário Bíblico Expositivo – Novo Testamento, Volume 1 – 1ª Edição, 2007 – Editora Central Gospel - Pág. 11

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo. Estou sendo abençoado por suas postagens. Valeu!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico