IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 22 de setembro de 2012

COMPREENDENDO ALGUMAS EXPRESSÕES


COMPREENDENDO ALGUMAS EXPRESSÕES

Algumas palavras são constantemente aplicadas à Obra Redentora de Cristo. Porém, muitas vezes não as compreendemos perfeitamente. Por exemplo: Redenção, Reconciliação, Justificação, Expiação, Propiciação, Resgate, Remissão, Transfiguração, Imputação, Oblação, Paixão, Ressurreição, Misericórdia, Graça, etc.
Sendo assim, vamos estudá-las para que possamos fazer uma interpretação corretas das Escrituras Sagradas.

IMPUTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO
IMPUTAÇÃO [Do lat. imputare; do gr. logizomai; e do hb. hasad] A ideia, nas três línguas clássicas, é uma só: creditar na conta de alguém. Trata-se de uma declaração formal de que determinada ação foi, de fato praticada pelo indivíduo citado em juízo.
No que concerne a justificação pela fé, Deus, ao invés de considerar culpado o pecador arrependido, declara-o justo com base nos méritos de Cristo Jesus (Romanos 4.7 / 2 Coríntios 5.19). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

JUSTIFICAÇÃO [do heb. tsadik; do gr. dikaios; do lat. justificationem] Ato de declarar justo. Processo judicial que se dá junto ao Tribunal de Deus, através do qual o pecador que aceita a Cristo é declarado justo (Romanos 5.1). Ou seja: para ser visto por Deus como se jamais tivera pecado em toda a sua vida (Romanos 5.1).
A justificação é mais que um mero perdão. O criminoso perdoado, ou anistiado, continuará criminoso. Mas se Deus o justifica, torna-se ele justo (Romanos 8.1).
A justificação é obtida única e exclusivamente pela fé em Cristo Jesus(Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

RECONCILIAÇÃO E OBLAÇÃO
RECONCILIAÇÃO – [Do lat. reconciliatioReatamento de relações entre partes litigantes. O Senhor Jesus, com a sua morte vicária**, reconciliou-nos com Deus de maneira definitiva, clara e eficiente (Efésios 2.16 / Colossenses 1.20). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD) * Litígio = Disputa. **Vicário = Substituto.

“Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação”; 2 Coríntios 5:18

Éramos inimigos de Deus. Se Deus não providenciasse um meio para que o homem fosse salvo (através do Seu Filho) jamais o homem poderia reconciliar-se com o Senhor. (Efésios 1.1-22 / Efésios 2.13-18/ Colossenses 1.21 / Romanos 5.10 / Romanos 7.6 / Hebreus 10.26-27)

OBLAÇÃO [Do lat. oblationem] Dedicação de alguma coisa inanimada a Deus: vinho, azeite, flor de farinha, incenso etc. (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

·         Para OBLAÇÃO (ou Corbã) leia: Hebreus 10 / Marcos 7.1 / Efésios 5.2 / Isaías 53.12
·         oblação do corpo de Cristo é indicada pela alusão ao “véu do Templo” que se rasgou (Hebreus 10.20).
·         A oferta por oblação é também conhecida como libaçãoaspersão (Gênesis 35.14 / 2 Reis 16.13-15 / 2 Crônicas 29.35 / 2 Samuel 23.16)

PROPICIAÇÃO E EXPIAÇÃO
PROPICIAÇÃO – [Do lat. propitiatio, tornar favorável] Doutrina segundo a qual o sacrifício deCristo, no Calvário, tornou Deus favorável à humanidade caída e enferma pelo pecado (1 João 2.2 / Romanos 3.25). Esta doutrina está ligada essencialmente ao ministério sacerdotal de Cristo (1 João 4.10). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

EXPIAÇÃO – [Do lat. expiationem, reparação de culpas] Cancelamento pleno do pecado com base na justiça de Cristo, propiciando ao pecador arrependido a restauração de sua comunhão com Deus (1 João 1.7 / Hebreus 2.17). A expiação tem um efeito maior que a propiciação. Pois a propiciação implica no abrandamento da ira divina, ao passo que aexpiação implica no cancelamento de toda nossa dívida para com Deus. A morte de Cristo é a base da expiação. (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)
Expiação é a satisfação oferecida à justiça divina por meio da morte de Cristo pelos nossos pecados, em virtude do qual todos os que crêem em Cristo são pessoalmente reconciliados com Deus, livrados de toda a pena dos seus pecados e feitos participantes da vida eterna. Expiação é um castigo ou sofrimento de pena, imposto ao delinquente, como uma compensação do delito praticado; penitência; reparação. Com a queda de Adão (fato de ter provado do fruto proibido) era necessária uma expiação para que a humanidade pudesse ser salva. Esta expiação aconteceu por intermédio de Jesus Cristo, no Jardim do Getsêmani, na cruz do calvário e terminou em sua ressurreição, permitindo assim, “que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3.15).
No tocante a morte de Cristo em prol da humanidade, foi um sacrifício em oblação* do seu sangue e da sua vida. Ele morreu, não para seu próprio bem, mas para o bem de todos os outros. Cristo padeceu a morte como a penalidade de nosso pecado, como nosso substituto. * Oblação – Doação, dádiva, oferta.

REMISSÃO, REDENÇÃO E RESGATE
REMISSÃO – [do lat. remissione] Compensação, paga, satisfação. Redenção. Livramento da culpa dos pecados com base no sacrifício vicário* de Cristo Jesus (Efésios 1.7 / Colossenses 1.14). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD) * Vicário = Substituto

REDENÇÃO - Redimir é o mesmo que Resgatar - Significa readquirir, adquirir de novo, reconquistar aquilo que se havia perdido. A Bíblia utiliza o termo redimir para exemplificar que, com a morte de Cristo na cruz, toda humanidade foi redimida ou reconquistada. A humanidade havia se distanciado de Deus por causa do primeiro pecado cometido pelo primeiro casal (Adão e Eva). Mas, com a morte de Cristo, todos voltaram a ter uma nova chance de salvação.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:23-28

RESGATE - Resgate é um preço pago para pagar uma dívida. Ou seja, o homem tinha uma dívida para com Deus, desde a queda no Éden. As obras que o homem oferecia jamais poderiam suprir essa dívida. Dessa forma, o próprio

“Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Marcos 10:45

Deus enviou o Seu Filho Amado para que esse resgate fosse feito. 1 Timóteo 2.6 / Mateus 20.28 / Tito 2.11 / Colossenses 1.14

TRANSFIGURAÇÃO
TRANSFIGURAÇÃO – [Do lat. transfigurationem] Estado glorioso em que Cristo transformou-se diante de Pedro, João e Tiago, objetivando fortalecer-lhes a fé e antecipar-lhes a glória que, apesar da expectativa da paixão e morte do Senhor, todos os santos desfrutarão nos céus. Neste episódio, que se deu provavelmente no monte Tabor, apareceram juntamente com o Senhor dois outros personagens: Moisés e Elias (Mateus 17.2). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)


PAIXÃO DE CRISTO
PAIXÃO DE CRISTO – Sofrimentos e humilhações infligidos ao Senhor Jesus Cristo, e que culminaram em sua morte vicária no Calvário. O quadro mais belo que temos da paixão de Cristo, acha-se em Isaías 53. (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD) * Vicário = Substituto

RESSURREIÇÃO
RESSURREIÇÃO DE CRISTO – Volta de Cristo à vida ao terceiro dia, após sua paixão e morte, como parte de sua obra redentora (Lucas 24.1-12).
É o milagre mais significativo das Escrituras. Deste fato, largamente comprovado nos evangelhos, Atos e Epístolas, dependem todas as verdades do Antigo e do Novo Testamento.
Da ressurreição de Cristo, depende a nossa esperança eterna: “E , se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Coríntios 15.14). (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

MISERICÓRDIA
MISERICÓRDIA [Do lat. miser, miséria + cordis, coração] Indulgência, graça. Compaixão suscitada pela miséria do próximo. Literalmente significa voltar o coração à miséria alheia. Através deste sentimento, o Senhor mostra que, no juízo do Calvário, sua misericórdia sempre triunfa. (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

“A MISERICÓRDIA não é um direito a qual o homem faz jus. A misericórdia é aquele atributo de Deus pelo qual Ele tem compaixão dos miseráveis e os alivia. Mas, dentro do justo governo de Deus, ninguém é miserável sem merecer ser miserável. Os objetos da misericórdia, portanto, são os miseráveis, e a miséria é resultado do pecado; consequentemente, os miseráveis merecem o castigo, não a misericórdia.” (PINK, Arthur W. – Deus É Soberano, Editora Fiel, pág. 23 - publicação original - 1928)

GRAÇA

GRAÇA [Do hb. hessed; do gr. charis; do lat. gratia] Favor imerecido concedido por Deus à raça humana. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, a aceitar e a usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Efésios 2.8,9).
O objetivo da graça é duplo: 1) Salva o homem do pecado; e 2) Restringe a ação deste, levando o homem a viver nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
A graça, segundo ensina o apóstolo Pulo, é operada mediante a fé. (Dicionário Teológico – Claudionor Corrêa de Andrade – CPAD)

Em uma breve citação no seu livro, Deus É Soberano, Arthur W. Pink descreve o seguinte: [Um estimado amigo, que gentilmente leu o manuscrito deste livro a quem temos de agradecer por diversas e excelentes sugestões, observou que a graça divina é bem mais do que “favor não-merecido”. Dar comida a um mendigo que bate à minha porta é um “favor não-merecido”, mas está longe de ser graça. Suponha-se, porém que eu alimentasse esse mendigo faminto depois de ter sido assaltado por ele – isso seria “graça”. A graça, por conseguinte, é um favor demonstrado quando, na realidade, há demérito* da parte de quem o recebe.] (PINK, Arthur W. – Deus É Soberano, Editora Fiel, pág. 26 - publicação original - 1928) * Demérito – desmerecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico