IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

AS PRIMÍCIAS E O DOMINGO

AS PRIMÍCIAS E O DOMINGO



# A OFERTA DE PRIMÍCIAS (LEVÍTICOS 23:9-17)

Consistia em oferecer a Deus o primeiro molho de espigas de trigo da Colheita. O israelita apanhava as primeiras espigas que amadureciam e entregava ao Sacerdote, que movia o molho; simbolizava a entrega a Deus do melhor da vida e do próprio ser. E é “TIPO” da Ressurreição de Jesus Cristo porque: “... Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (1 Coríntios 15:20)

O dia em que se fazia oferta de primícias tem seu significado. “E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado [DOMINGO] o sacerdote o moverá.” (Levítico 23:11). Assim as primícias só podiam ser apresentadas a Deus no DOMINGO.

Os homens discutem sobre o DIA em quem Jesus morreu, uns crêem que foi na sexta-feira, outros que foi na quarta e outros que foi na quinta. Independentemente... sua ressurreição foi ao TERCEIRO DIA, num DOMINGO!

Quanto à RESSURREIÇÃO (como as PRIMÍCIAS dos que dormem – porque foi o PRIMEIRO a ressuscitar para a VIDA ETERNA), porém, Deus deseja que ninguém tenha dúvida. Todos os 4 EVANGELHOS fazem referências ao PRIMEIRO DIA DA SEMANA


# O DOMINGO é a PRIMÍCIA da SEMANA !!!

MATEUS 28:1 – “E, no fim do sábado, quando já despontava O PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”

MARCOS 16:2 – “E, NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.”


LUCAS 24:1 – “E NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.”

JOÃO 20:1 – “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”


# TIPO DE JESUS

O Salvador só poderia ressuscitar no DOMINGO, para se cumprir o que estava predito pela figura da oferta de primícias.

Mas vem outro domingo. “Depois para vós contareis desde O DIA SEGUINTE ao sábado [DOMINGO], desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até AO DIA SEGUINTE AO SÉTIMO sábado [DOMINGO], contareis cinquenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.” (Levítico 23:15-16). Havia uma cerimônia das primícias no DOMINGO (Lv 23:11) e outra, com novas oferta de manjares, que queria dizer consagração ou comunhão, noutro DOMINGO (Lv 23:16).

Este espaço de 50 (cinquenta) dias (Lv 23:16) era chamado PENTECOSTES, que quer dizer QUINQUAGÉSIMO. Era a mesma coisa observada cinquenta dias depois da PÁSCOA. Portanto, o “Pentecostes” era no DOMINGO. A descida do Espírito Santo para HABITAR com a IGREJA, cumprindo a promessa de Jesus, foi no DOMINGO (Atos 2). Aqueles acontecimentos marcaram o começo da Igreja.

Antes Jesus dizia: “edificarei a minha igreja” (Mt 16:18b). No Pentecoste, quando desceu o Espírito Santo, começou a existir.

A oferta de primícias era feita no DOMINGO, no DIA SEGUINTE AO SÁBADO (Lv 23:11).

É “TIPO” da ressurreição de Jesus Cristo (1 Coríntios 15:20), fato que se deu, segundo o TESTEMUNHO dos QUATRO EVANGELHOS, no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.


# A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO é o PRIMEIRO a ser enviado, depois os discípulos são autorizados a ir (Lucas 24:49).

A oferta de Manjares, que servia de complemento à de Primícias, também vinha no DOMINGO, “... no dia seguinte ao sétimo sábado...” (Levítico 23:16a). Era “TIPO” do Espírito Santo que desceu no DIA DE PENTECOSTE, também no DOMINGO (Atos 2).

O DOMINGO aparece pela primeira vez no livro de Levítico, “livro da Santidade”, prefigurando a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo. Por isso [entre outros] os cristãos, consideram santificado o DOMINGO.


# O QUÊ TUDO ISSO TEM A VER COM “APOCALIPSE” (A Revelação do Fim dos Tempos)?

“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” 1 Coríntios 6:14

Glória a Deus

* Como convém aos santos, dar os créditos a quem lhe deve:


"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." Romanos 13:7

[ * Fiz esse estudo baseado no livro: Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia, pág.78,79 – João Leitão de Melo – CPAD]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico