IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

domingo, 31 de março de 2013

DETALHES DO PECADO ORIGINAL (A QUEDA)


 DETALHES DO PECADO ORIGINAL (A QUEDA)

“Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” Gênesis 3.6
AÇÃO FÍSICA
AÇÃO ESPIRITUAL
Eva viu o fruto
Atração
Eva tomou o fruto
Cobiça
Eva comeu o fruto
Pecado
Eva compartilhou o fruto
Queda
 “Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.” Tiago 1.14-15 - NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje








DETALHES DO PECADO ORIGINAL (A QUEDA)

Trecho Bíblico: Gênesis 3

Comentário Bíblico: Pr. Felipe Miranda


3.1 - A “serpente” aqui era o próprio Satanás agindo com toda sua astúcia através do engano. (II Coríntios 9.3)
3.3 - “Não comereis” – quem come alguma coisa, transporta-o para dentro de si. Portanto, "comer" voluntariamente aquilo que nos faz mau (o pecado) é trazer para seu interior toda a essência desse perigoso fruto.
3.3 - “nem nele tocareis” – não devemos nem mesmo “encostar” no pecado para que não venhamos nos contaminar com ele. É como "brincar com o fogo", acaba se queimando. Mesmo o fato de tocar no "fruto proibido" levaria Adão e Eva à morte. “aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a” I Pedro 3.11
3.4 - “Certamente não morrereis” – a morte espiritual veio imediatamente sobre Adão e Eva quando pecaram. posteriormente sofreram também a ação da morte física, trazendo essa consequência à todos os homens.
3.6 – “Então” - Todos esses aspectos do processo da tentação foram descritos perfeitamente por João: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo”. I João 2.16
3.6 – “vendo” - O primeiro passo para cair na tentação é a cobiça.
3.6 – “boa para se comer” - “a concupiscência da carne” – ao buscar satisfazer os desejos da carne, Eva perdeu a comunhão com o Criador.
3.6 – “agradável aos olhos” - “a concupiscência dos olhos” - Como dizia um velho ditado: “Nem tudo que reluz é ouro”. Encaixa-se perfeitamente nesse contexto.
3.6 – “desejável para dar entendimento” - “a soberba da vida” - A sede de ser igual ao Criador (conhecendo o bem e o mal) levou Eva ao fracasso espiritual pela desobediência e soberba.
3.6 - “e ele também comeu” – aqui está o grande problema. Ao invés de Adão repreendê-la, ele se faz cúmplice do pecado de Eva, resultando assim, na morte como consequência desse maldito ato.
3.7 - “foram abertos os olhos de ambos” – eles não eram cegos; eram inocentes. Apenas não discerniam entre “o bem e o mal”.
3.9 - “Mas chamou o Senhor Deus ao homem” – apesar de Eva ter iniciado o processo da “queda", era Adão o responsável por ensiná-la, guardar no coração e cumprir o mandamento.
3.10 - “tive medo” – a primeira reação do pecador ao sentir que o Criador o está observando é o medo. Porém, o medo da consequência do pecado não resolve o problema, isso é apenas um remorso. O Senhor espera apenas que o pecador se arrependa, para que seja perdoado. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28.13
3.12 - “A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi." - O ser humano desde o início não gosta de assumir suas falhas. Adão tenta esquivar-se da sua responsabilidade destacando que a causa da sua ruína foi porque Eva o induziu ao erro. Eva que era "um presente de Deus" para Adão, agora estava sendo desprezada por ele.
3.13 - “A serpente enganou-me, e eu comi." - Eva utiliza-se do mesmo artifício de Adão; transmitir a responsabilidade para o outro. Porém, o Senhor tudo vê: “Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu.” Jó 28.23-24
3.14 – “maldita serás tu” - Aqui se inicia a sentença do Juiz sobre todos os responsáveis pela queda pelo pecado. “A serpente” aqui descrita é uma representação do próprio Satanás. (Apocalipse 12.9; 20.22)
3.15 – “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” - Aqui ocorre a primeira “promessa messiânica” (referente ao “Messias” ou Cristo). Esse trecho é chamado de “Proto-Evangelho” – pois é a primeira referência às Boas Novas. A “descendência da mulher” refere-se ao “Menino Jesus” que, no Calvário cumpriria todo o plano de salvação da humanidade, redimindo os pecadores com seu sacrifício vicário.
3.16 -“e ele te dominará” – fica estabelecida a hierarquia familiar.
3.17 - “deste ouvidos à voz da tua mulher” - Como “cabeça do lar” Adão nunca deveria ter desprezado a voz de Deus.
3.17 – “maldita é a terra por tua causa” - Até mesmo a terra foi amaldiçoada por causa do pecado de Adão.
3.18 – “produzirá espinhos e abrolhos” - Como toda a criação de Deus era boa e perfeita para que o homem pudesse habitá-la! Mas, como consequência do pecado, as plantas começaram a dar espinhos!
3.19 – “Do suor do teu rosto comerás o teu pão” - Aqui o homem recebe como punição pelo pecado a obrigação de ser “o provedor do lar” até que volte para o pó da terra.
3.21 - “o Senhor Deus fez túnicas de peles” – provavelmente aconteceu aqui o primeiro sacrifício pelo pecado. Pois, ao que parece, as túnicas que o Senhor fez para Adão e Eva eram de peles de animais.


Estudo:
Detalhes do Pecado Original (A Queda)

Elaborada por:
Pr. Felipe Miranda

Fonte: 
Bíblia Sagrada

www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Deus abençoe pastor!
    Me ajudou muito para passar esta palavra aos adolescentes.
    Fique na paz!

    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã em Cristo Eliana,
      Que bom poder estar ajudando você a compreender e a ensinar um pouco mais sobre as Sagradas Escrituras aos nossos pequeninos irmãozinhos! Deus te abençoe!

      Excluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico