IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Devemos guardar o Sábado?

Devemos Guardar o Sábado?
Resposta: Não.
Mas, podemos guardar o Sábado?
SIM, desde que não se faça disso uma forma de salvação.

Muitas pessoas que guardam o sábado afirmam que os demais (que não guardam o sábado) não estão salvos (uma vez que, segundo eles, os tais não guardam "os mandamentos de Deus). Isso é uma falácia sem tamanho.

Temos liberdade para guardar ou não (Rm 14:5), mas não temos liberdade para acusar os que guardam ou não de "por isso" estarem em desobediência a Deus e, consequentemente, perdidos, sem salvação (Cl 2:16).

É preciso ter sabedoria espiritual para tratar com esse assunto, segundo as Escrituras. E isso só é conseguido por meio de moderação e imparcialidade.

Quem diz que nós - a Igreja - que vivemos no Novo Testamento, sob uma Nova Aliança, devemos guardar o Sábado que o Senhor Deus ordenou a Israel? Não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hebreus 8:6-13).

Algumas pessoas usam o texto de Mateus 5. 17 para dizer que Cristo não aboliu a lei do Antigo Pacto: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir”. Este versículo apenas significa que Jesus não veio opor-se à lei. A palavra traduzida para “destruir” é καταλυω (kataluo) significa: (A) Destruir (Confira Mateus 27. 40); (B) Derribar (Marcos 13. 2); (3) Desfazer (2 Coríntios 5. 1). Jesus não veio destruir o valor da Lei, pelo contrário, como Ele mesmo disse, sua missão era cumprir à Lei. Mas como Ele faria isso? Cumprindo suas profecias e tipologias na Cruz do Calvário Ele não veio para desobedecer à lei. Se houvesse desobedecido, não poderíamos receber de sua justificação. Ele veio para “cumprir” (Grego: Pleroo) a lei, ou seja, torná-la plena, completar, dar fim à sua existência pela consumação do seu objetivo (Lucas 24. 25-27, 44; João 5. 45-47; Romanos 10. 4). Jesus tinha que obedecer à lei para ser nosso substituto, podendo vencer a lei, a morte e o pecado para que nós tivéssemos liberdade, vida e perdão. Agora que Cristo cumpriu a lei de Moisés por nós, devemos cumprir a Lei de Cristo (1 Coríntios 9. 21; Gálatas 6. 2) e do Espírito (Romanos 8. 2) e não mais a lei de Moisés, mas a lei da liberdade (Tiago 2. 12).

O Sábado foi uma lei para os Judeus
(Êxodo 20.2; Deuteronômio 5.1-3).
O Sábado que aguardamos é o Céu
(Hebreus 4.1-11).

A PROMESSA: "Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas." Oséias 2:11 (se referindo a Levítico 23:37-38)

O CUMPRIMENTO: "Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.Colossenses 2:16-17

Caso você leia Os Dez Mandamentos (Êxodo 22), perceberá que no versículo 2 está escrito:

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.Êxodo 20:2

(Quem foi tirado da terra do Egito? Resposta: Israel.)

No versículo 22 está escrito a quem foram endereçados tais mandamentos:

Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco. Êxodo 20:22

(Ficou bem claro que: Essas palavras foram originalmente dirigidas apenas aos israelitas!)

Quase sempre há muita dificuldade em interpretar as diferenças que há entre os mandamentos que estavam sobre Israel, no Antigo Testamento e as ordenanças estão sobre a Igreja do Novo Testamento.


 Sabia que Jesus violou e trabalhou no Sábado? “E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Ele lhes disse:Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (João 5:16-18)]
Se nós acreditamos em João quando ele diz que Jesus se dizia Filho de Deus, por que não acreditamos quando João afirma que Ele violava o sábado?

Jesus se dizia o Filho de Deus?  Sim; vemos isso na Bíblia.  E Jesus violava o sábado? Sim; a Bíblia também afirma isso. Não somos nós quem dizemos; é a Bíblia que diz e o Evangelista João afirmou que Cristo violava o sábado.

Para um estudo mais claro sobre o assunto, click nesse link e leia os estudos:

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Isaías 56:6-7

"Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua." Êxodo 31:16

Observe que o Sábado está ligado à Antiga Aliança (de Deus com o povo de Israel), porém agora, estamos na Nova Aliança!
Justamente por isso, não praticamos durante a Nova Aliança (o Novo Testamento) Holocaustos, Sacrifícios, etc...

·         Porque geralmente cultuamos a Deus no Domingo e não o Sábado?

  Ninguém deve se sentir constrangido a guardar o sábado
Colossenses 2:16 – “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,”

Jesus Cristo é o Senhor do Sábado – Lucas 6:5 – “Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado.
   
·         Devemos ter nossa fé firme - Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.”

 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27


·         Todos os dias são dias úteis à adoração - Atos 2:46 - “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,”

Contudo, devemos ter sempre em mente que, tudo o que fazemos, fazemos para Deus.
Pois, na verdade, não há problema algum em guardar o Sábado para o Senhor.
Assim como não há problema algum em considerar iguais todos os dias.


"Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus." Romanos 14:5-6
Estudo Bíblico:
Devemos guardar o Sábado?

Escrito por:
Pr. Felipe Miranda

04 de Agosto de 2013

Fonte:
www.pastorfelipemiranda.blogspot.com

* Caso queiram mais informações sobre como alguns guardam o Sábado atualmente deixo o link de 6 estudos:
Podemos violar o Sábado?

Bem, colocarei um texto que está em João 7:21-24, numa versão em linguagem mais atualizada (NVI) e espero que com isso fique mais fácil entendê-la.

Jesus lhes disse: "Fiz um milagre, e vocês todos estão admirados.
No entanto, porque Moisés lhes deu a circuncisão ( embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas ), vocês circuncidam no sábado.
Ora, se um menino pode ser circuncidado no sábado para que a lei de Moisés não seja quebrada, por que vocês ficam cheias de ira contra mim por ter curado completamente um homem no sábado?
Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos".
João 7:21-24

A questão depende do fato de que a Lei de Moisés exigia a circuncisão de uma criança no Oitavo dia - e isto era feito mesmo que o oitavo dia fosse sábado. Se um processo cirúrgico que afeta somente um aparte do corpo, pode ser realizado num sábado, como pode o "sistema religioso" criticar Jesus Cristo por fazer funcionar todo o corpo de um homem nesse mesmo dia? Veja algumas questões relativas ao contexto:

1- Durante o sábado não era permitido acender fogo (Êxodo 35:3).
- Seja para fazer comida ou iluminação - portanto, os "Sabatistas" deveriam pensar bem antes de acender a luz da casa... [pois a lâmpada veio justamente para substituir o fogo]

2 - Durante o Sábado não era permitido fazer nenhum trabalho (Êxodo 20:10).
- É nesse ponto que os judeus questionaram a Jesus quando curou um paralítico (João 5:1-15), ficaram "maravilhados" [ a palavra "maravilhais" em grego thaumazo - indica hesitação e dúvida]; o milagre confrontou os oponentes de Jesus e as multidões, e todos parecem momentaneamente imobilizados, até acusarem ao Senhor Jesus e gritam que Ele deve estar possuído pelo demônio! Então Cristo os explica que poderiam fazer bem no Sábado (Mateus 12:12).



O Sábado era uma ALIANÇA entre o Senhor Deus e os Israelitas!

Veja o que diz a Bíblia:

"Os ISRAELITAS terão que guardar o SÁBADO,
eles e os seus descendentes, como uma ALIANÇA perpétua."
Êxodo 31:16

O Sábado [semanal] foi uma lei somente para os Judeus (Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito... Êxodo 20.2; Ouve, ó Israel...O Senhor nosso Deus fez conosco  aliança...Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje  aqui estamos vivos.Deuteronômio 5.1-3).

 O Sábado que aguardamos é o Céu (Hebreus 4.1-11). Portanto, resta ainda um repouso  para o povo de Deus.
  
 "Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso [Sábado], para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11
  
* OBSERVAÇÃO: A palavra SÁBADO significa REPOUSO, DESCANSO.

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.”
Êxodo 31:13-17


PARA REFLETIR, Existem duas perguntas diferentes:

Podemos Guardar o Sábado?
RESPOSTA: SIM! Podemos.
Não há PECADO nisso! - Portanto, quem guarda o sábado não comete heresia.

Quem não guarda o Sábado está pecando?

RESPOSTA: NÃO! Não está pecando!
Assim como quem guarda não peca, aquele que não guarda também não comete pecado.


Se você está em dúvida, leia Romanos 14:5-6

5 comentários:

  1. Pastor Felipe, parabéns pelo valioso estudo, que DEUS possa a cada dia abençoa-lo e capacitá-lo de maneira grandiosa. Agradeço a DEUS por ter colocado você na minha vida para que eu possa entender com mais clareza a palavra de DEUS e poder praticá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Imaculada,
      Primeiramente agradeço pelo comentário.
      Gostaria de dizer que meu maior prazer é transmitir a Palavra de Deus!
      Não há maior alegria que compartilhar as bênçãos da Nova Aliança no Senhor!
      Fique à vontade para tirar suas dúvidas, basta deixar um comentário com as perguntas ou enviar um e-mail para:
      pr.felipemiranda@hotmail.com

      Graça & Paz

      Pr. Felipe Miranda

      Excluir
  2. Muito completo!
    Parabéns!

    Ev. Raul Vargas

    ResponderExcluir
  3. Bem completo!
    Parabéns!

    Ev. Raul Vargas

    ResponderExcluir
  4. Pastor Felipe que Deus abençoe vocês tudo viu eu sou da assembleia de Deus mas isto maravilhoso é esse

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico