IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

GÊNESIS – COMENTÁRIO BÍBLICO - Pr. Felipe Miranda

GÊNESIS – COMENTÁRIO BÍBLICO - Pr. Felipe Miranda

CAP.VERS. 

1.1 – “No princípio” – As Sagradas Escrituras nos revelam as grandezas de Deus a partir do princípio. No decorrer da revelação nos é apresentado pequenos fragmentos do que era antes mesmo do princípio. Jesus Cristo estava presente aqui. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”João 1.1-3
1.1 – “criou” - As Sagradas Escrituras iniciam declarando que o Senhor Deus é O Criador de todas as coisas!
1.1 – “Deus” assim nos é apresentada a TRINDADE divina!
1.3 – “Disse” - A Palavra de Deus tem o poder “criativo e decisivo”. (Somente a Palavra de Deus é poderosa para criar ou definir algo) A palavra humana exerce “influência” e não poder sobre as circunstâncias.
1.3 – “E houve luz” - É maravilhoso observar que “a luz” v.3, foi criada antes mesmo de “os luminares” v.14
1.4 – “boa” - Durante todo o processo de criação divina há uma demonstração da qualidade perfeita da Obra de Deus. (Tudo foi feito bom!).
1.5 - PRIMEIRO DIA: Deus criou “os céus e a terra” e “a luz”.
1.7 – “águas que estavam debaixo do firmamento” - Águas dos rios e mares.
1.8 - SEGUNDO DIA: Deus criou “um firmamento no meio das águas” (ou seja, o céu).
1.13 - TERCEIRO DIA: Deus criou a “relva” (sementes e árvores).
1.17 - “para alumiar a terra” - Todo o propósito da criação de Deus está voltado para o habitat do ser humano! (“os luminares” foram criados e posicionados com o propósito de “alumiar a terra”. A moradia do ser humano).
1.19 - QUARTO DIA: Deus criou “os luminares” (sol, lua e estrelas).
1.23 - QUINTO DIA: Deus criou “os pássaros e os peixes” (Toda espécie que voa e vive sob as águas).
1.26 – Façamos... nossa imagem... nossa semelhança... (é importante observar que, ao criar o homem, sempre utiliza os verbos no plural. Isso demonstra um princípio teológico da TRINDADE – Pai, Filho e Espírito Santo – agindo plenamente durante a criação humana).
1. 27 - “Macho e fêmea os criou...” Não quer dizer que foram criados nesse exato momento. Essa declaração se trata de uma narrativa prévia para um acontecimento que ocorrerá no Capítulo 2 versos 21-23. (a criação da mulher)
1.31 - SEXTO DIA: Deus criou “os animais e o homem”. (Apenas Adão tinha sido criado).
2.2 – “completado no dia sétimo a obra que tinha feito” - Pode-se notar que a “obra” foi completada no dia sétimo. Apesar de Deus haver “descansado” nesse dia. Dá-se a entender que Ele trabalhou por um período e logo em seguida “descansou”.
2. 2 -“descansou” aqui não se trata de um cansaço físico ou mental do Criador, mas de uma figura de linguagem representativa para o descanso semanal para o homem. Afinal, ele é o Todo-Poderoso!
2.4 - “as origens dos céus e da terra” – aqui há novamente uma explanação da criação. Como uma repetição mais detalhada de alguns pontos importantes como, por exemplo, a criação do homem.
2.5 - “o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra” - A chuva somente veio sobre a terra durante o Dilúvio. Havia “um vapor” que regava a terra (v.6)
2.7 - “pó da terra” – o ser humano foi criado a partir do pó da terra. Essa é a “parte física” do ser humano. Provavelmente terra úmida formando assim uma lama. Podemos entender que, do barro fomos criados, uma vez que no v.6 diz que “Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra”.
2.7 - “soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida” – o SOPRO DE DEUS não foi apenas uma “porção de ar” para os pulmões, mas o derramamento do “espírito de vida” sobre o ser humano. Essa é a “parte espiritual” do ser humano.
2.7 - “tornou-se alma vivente” – somente depois que houve a junção da parte física com a parte espiritual, o ser humano veio a se tornar “alma vivente”. Observe que o “pó da terra” já havia sido criado, e Deus já havia soprado o "fôlego de vida" (espírito) dentro desse ser, somente após essa união foi gerada a "alma" do homem.
2.9 – “A árvore da vida” – Certamente essa árvore possuía propriedades vivificadoras ou curativas capazes de prolongar o período de vida de quem comesse de seu fruto. (ver 3.22)
2.9 – “a árvore do conhecimento do bem e do mal” - Essa é a árvore que produzia “o fruto proibido”. Às vezes, o desejo de descobrir aquilo que está oculto nos traz mais dores que benefícios.
2.15 – “o lavrar e guardar” - Deus duas funções simples para Adão que, resumem-se em; cuide do jardim.
2.16 - “Ordenou o Senhor Deus ao homem” – a ordem de não comer do “fruto proibido” veio para “o homem”, Adão. Cabia a ele trasmití-la à sua esposa, Eva
2.16 - “De toda árvore do jardim podes comer livremente” – Deus permitiu a Adão comer de todas as árvores! Menos uma... v.17
2.17 - “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás” – havia uma única restrição: a árvore do bem e do mal. Essa era a única coisa que o Senhor ordenou que Adão não fizesse.
2.17 – “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" - Toda restrição divina tem um propósito! Por quê não posso? “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Não se trata apenas de uma proibição, mas de uma orientação, a fim de evitar a morte.
2.18 - “Não é bom que o homem esteja só” – Deus se ocupa de cuidar da sua “obra prima” desde os mínimos detalhes até aos mais complexos.
2.18 - “uma ajudadora que lhe seja idônea” – a mulher foi criada para ser adequada ao homem. Isso quer dizer que foram feitos “um para o outro” na medida certa!
2.20 - “o homem deu nomes a todos os animais domésticos” – até mesmo hoje em dia, quando se descobre uma “nova espécie”, cabe ao descobridor nomeá-la.
2.24 - “deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher” – aqui se estabelece um importante princípio bíblico referente ao casamento.
2.24 - “serão uma só carne” – a união matrimonial é tão perfeita perante o Senhor que, agora os dois, são considerados apenas um. Trata-se também de unidade afetiva, sentimental, de objetivos, etc.
2.25 - “não se envergonhavam” – a inocência não desperta sentimentos críticos, uma vez que se desconhece o bem e o mal.

3.1 - A “serpente” aqui era o próprio Satanás agindo com toda sua astúcia através do engano. (II Coríntios 9.3)
3.3 - “Não comereis” – quem come alguma coisa, transporta-o para dentro de si. Portanto, "comer" voluntariamente aquilo que nos faz mau (o pecado) é trazer para seu interior toda a essência desse perigoso fruto.
3.3 - “nem nele tocareis” – não devemos nem mesmo “encostar” no pecado para que não venhamos nos contaminar com ele. É como "brincar com o fogo", acaba se queimando. Mesmo o fato de tocar no "fruto proibido" levaria Adão e Eva à morte. " aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a" I Pedro 3.11
3.4 - “Certamente não morrereis” – a morte espiritual veio imediatamente sobre Adão e Eva quando pecaram. posteriormente sofreram também a ação da morte física, trazendo essa consequencia à todos os homens.
3.6 – “Então” - Todos esses aspectos do processo da tentação foram descritos perfeitamente por João: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo”. I João 2.16
3.6 – “vendo” - O primeiro passo para cair na tentação é a cobiça.
3.6 – “boa para se comer” - “a concupiscência da carne” – ao buscar satisfazer os desejos da carne, Eva perdeu a comunhão com o Criador.
3.6 – “agradável aos olhos” - “a concupiscência dos olhos” - Como dizia um velho ditado: “Nem tudo que reluz é ouro”. Encaixa-se perfeitamente nesse contexto.
3.6 – “desejável para dar entendimento “ - “a soberba da vida” - A sede de ser igual ao Criador (conhecendo o bem e o mal) levou Eva ao fracasso espiritual pela desobediência e soberba.
3.6 - “e ele também comeu” – aqui está o grande problema. Ao invés de Adão repreendê-la, ele se faz cúmplice do pecado de Eva, resultando assim, na morte como consequencia desse maldito ato.
3.7 - “foram abertos os olhos de ambos” – eles não eram cegos; eram inocentes. Apenas não discerniam entre “o bem e o mal”.
3.9 - “Mas chamou o Senhor Deus ao homem” – apesar de Eva ter iniciado o processo da “queda", era Adão o responsável por ensiná-la, guardar no coração e cumprir o mandamento.
3.10 - “tive medo” – a primeira reação do pecador ao sentir que o Criador o está observando é o medo. Porém, o medo da consequencia do pecado não resolve o problema, isso é apenas um remorso. O Senhor espera apenas que o pecador se arrependa, para que seja perdoado. " O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Provérbios 28.13
3.12 - “A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi." - O ser humano desde o início não gosta de assumir suas falhas. Adão tenta esquivar-se da sua responsabilidade destacando que a causa da sua ruína foi porque Eva o induziu ao erro. Eva que era "um presente de Deus" para Adão, agora estava sendo desprezada por ele.
3.13 - “A serpente enganou-me, e eu comi." - Eva utiliza-se do mesmo artifício de Adão; transmitir a responsabilidade para o outro. Porém, o Senhor tudo vê: " Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu." Jó 28.23-24
3.14 – “maldita serás tu” - Aqui se inicia a sentença do Juiz sobre todos os responsáveis pela queda pelo pecado. “A serpente” aqui descrita é uma representação do próprio Satanás. Apocalipse 12.9; 20.22
3.15 – “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” - Aqui ocorre a primeira “promessa messiânica” (referente ao “Messias” ou Cristo). Esse trecho é chamado de “Proto-Evangelho” – pois é a primeira referência às Boas Novas. A “descendência da mulher” refere-se ao “menino Jesus” que, no Calvário cumpriria todo o plano de salvação da humanidade, redimindo os pecadores com seu sacrifício vicário.
3.16 -“e ele te dominará” – fica estabelecida a hierarquia familiar.
3.17 - “deste ouvidos à voz da tua mulher” - Como “cabeça do lar” Adão nunca deveria ter desprezado a voz de Deus.
3.17 – “maldita é a terra por tua causa” - Até mesmo a terra foi amaldiçoada por causa do pecado de Adão.
3.18 – “produzirá espinhos e abrolhos” - Como toda a criação de Deus era boa e perfeita para que o homem pudesse habitá-la! Mas, como consequência do pecado, as plantas começaram a dar espinhos!
3.19 – “Do suor do teu rosto comerás o teu pão” - Aqui o homem recebe como punição pelo pecado a obrigação de ser “o provedor do lar” até que volte para o pó da terra.
3.21 - “o Senhor Deus fez túnicas de peles” – provavelmente aconteceu aqui o primeiro sacrifício pelo pecado. Pois, ao que parece, as túnicas que o Senhor fez para Adão e Eva eram de peles de animais.

4.1 - “Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu” – A palavra “conhecer” aqui é empregada no sentido conjugal. Obviamente Adão conhecia Eva no âmbito social, mas não ainda como mulher. Após esse fato, Eva dá a luz a um menino.
5.22 - “Andou Enoque com Deus” – Enoque alcançou tamanha comunhão com o Criador que foi trasladado para o céu. (v.24)
5.24 - “e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.” – O Novo Testamento fala com propriedade à respeito desse acontecimento sobrenatural: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hebreus 11.5
6.4 - “Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois” – Os nefilins (que quer dizer “gigantes”) já existiam sobre a terra nesse período, e também depois de os filhos de Deus se relacionarem com as filhas dos homens. Portanto, os Nefilins não são resultado desse relacionamento.
6.4 - “os filhos de Deus” – provavelmente os descendentes de Sete. Esse e

6.4 - “as filhas dos homens” – provavelmente eram da linhagem de Caim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico