IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 7 de setembro de 2013

O LUGAR DA DANÇA NAS SAGRADAS ESCRITURAS

O LUGAR DA DANÇA NAS SAGRADAS ESCRITURAS

Pr. Felipe Miranda


"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer;

cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo."

Salmos 9:2

Há um tempo para dançar

Eclesiastes 3:4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

A dança está sempre relacionada com a Alegria do coração

Romanos 12:15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Tiago 5:13 Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.
Provérbios 15:13 A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.
Provérbios 27:19 Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.

O Som Festivo (Se o é Som Festivo deve haver Festa!)

Salmo 89:15 Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó Senhor, na luz da tua face, 16 que se regozija em teu nome todo o dia, e na tua justiça é exaltado.
Isaías 24:8 O som festivo dos tamborins foi silenciado, o barulho dos que se alegram parou, a harpa cheia de júbilo está muda.

Onde há Música Alegre deve haver dança (Nesse caso não havia - fugia à regra)

Mateus 11:17 “ ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram’.
Lucas 7:32 São como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: “ ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram’.

Dança como Comemoração (Alegria através da Expressão Corporal)

Êxodo 15:20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.
1 Samuel:18:6 Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. 7 As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares”.
1 Samuel 21:11 Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: “Não é este Davi, o rei da terra de Israel? Não é aquele acerca de quem cantavam em suas danças: ‘Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares’?”
1 Samuel 29:5 Não é ele o Davi de quem cantavam em suas danças: ‘Saul abateu seus milhares, e Davi, suas dezenas de milhares’?”
Lucas 15:25 “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Juízes 11:34 Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.
Ezequiel 25:6 Porque assim diz o Soberano, o SENHOR: Visto que vocês bateram palmas e pularam de alegria com o coração cheio de maldade contra Israel,
Malaquias 4:2 Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.
Lucas 6:23 “Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.

Danças como Hábito (Costume)

Juízes 21:20 Então mandaram para lá os benjamitas, dizendo: “Vão, escondam-se nas vinhas 21 e fiquem observando. Quando as moças de Siló forem para as danças, saiam correndo das vinhas e cada um de vocês apodere-se de uma das moças de Siló e vá para a terra de Benjamim.

Dança de Maanaim? (Não identificada)

Cantares 6:13 Volte, volte, Sulamita; volte, volte, para que a contemplemos. Por que vocês querem contemplar a Sulamita, como na dança de Maanaim?

Dança como Louvor a Deus

2 Samuel 6:5 Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o SENHOR, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.
2 Samuel 6:14 Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o SENHOR, 15 enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do SENHOR ao som de gritos de alegria e de trombetas.
2 Samuel 6:16 Aconteceu que, entrando a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e celebrando perante o SENHOR, ela o desprezou em seu coração.
2 Samuel 6:21 Mas Davi disse a Mical: “Foi perante o SENHOR que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quando me designou soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel; perante o SENHOR celebrarei
1 Crônicas 13:8 Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas.
1 Crônicas 15:29 Quando a arca da aliança do SENHOR estava entrando na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, aconteceu que ao ver o rei Davi dançando e celebrando, ela o desprezou em seu coração.
Salmo 30:11 Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, 12 para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te darei graças para sempre.
Salmo 87:7 Com danças e cânticos, dirão: “Em Sião estão as nossas origens!”
Salmo 149:3 Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.
Salmo 150:4 louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,
Atos 3:8 E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.

Dança como Sinal de Alegria

Jeremias 31:4 Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram.
Jeremias 31:13 Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.

O Pecado Impede a Alegria da Dança

Lamentações 5:15 Dos nossos corações fugiu a alegria; nossas danças se transformaram em lamentos. 16 A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado!

Os Ímpios Não Deveriam Dançar

Jó 21:11 Eles soltam os seus filhos como um rebanho; seus pequeninos põem-se a dançar. 12 Cantam, acompanhando a música do tamborim e da harpa; alegram-se ao som da flauta.

A dança Idólatra

Êxodo 32:19 Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.
1 Reis 18:26 Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos!”, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu.

Dança sensual

Mateus 14:6 No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse.
Marcos 6:22 Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados.


“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.” Gálatas 5:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico