IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 18 de janeiro de 2014

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE LEI E ALIANÇA (ou Pacto) - A Graça de Deus não anula Lei de Deus

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE LEI E ALIANÇA (ou Pacto)

No período dos apóstolos, um período de transição entre as alianças - Velha e Nova - haviam muitos judeus que se infiltraram entre os cristãos com o intuito de fazê-los guardar a Lei de Moisés, a circuncisão, etc.
O apóstolo Paulo foi o que mais trabalhou entre os gentios (aqueles que não eram israelitas). Por isso podemos ver em suas cartas a preocupação em explicar sobre o que nós (da Nova Aliança) precisamos fazer para agradar a Deus. Ou seja; quais são os Mandamentos de Deus que estavam em vigor na Nova Aliança - a Lei de Deus.
Isso trouxe muitos transtornos para a Igreja Primitiva, tanto que foi necessário realizar um Concílio em Jerusalém (Atos 15) com a presença dos Apóstolos e Anciãos das Igrejas da época, afim de discutirem sobre o que seria necessário preservar da Lei de Moisés para que os "gentios" pudessem cumpri-la.

Da Antiga Aliança, de resumidamente, ficaram estabelecidos apenas esses Mandamentos:

“Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.” Atos 15:19-21 / “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” Atos 15:28-29

Mas a Salvação é pela Graça (em Jesus).
Sim é pela Graça, mas as leis estão aí para serem seguidas!
Ou eu posso sair adulterando, matando, roubando, blasfemando?
De onde você acha que o apóstolo Paulo tirou a lista:
"As Obras da Carne" de Gálatas 5?

Qual é a Lei de Cristo?
João 15:12; João 13:34; Gálatas 5:14; Tiago 2:8; Romanos 13:9; 1 João 4:20-21
(Observe que é o Resumo da Lei de Deus em seu aspecto Moral)

Qual a necessidade de um cristão guardar os mandamentos de Deus?

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” 1 João 5:3  / “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12 / “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15 / “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21


A Graça de Deus não anula Lei de Deus

A maioria das pessoas confundem perigosamente o PACTO com os Dez Mandamentos (resumos da LEI).
A falha no PACTO estava no POVO que NÃO cumpriu e não na LEI de Deus!
O Pacto NUNCA foi os Dez Mandamentos,
mas sim de CUMPRIR esses mandamentos NOVA ALIANÇA seria os mesmos mandamentos só que agora seriam escritas no coração!
É como um CASAMENTO, só que Deus determinou o CONTRATO (LEI / ALIANÇA) que foi quebrado por ISRAEL.

TORAH = Lei, Instrução. (Refere-se primariamente as Leis de Moisés; numa esfera geral, pode se referir aos 5 primeiros livros da Bíblia. Conhecidos como PentateucoPenta=Cinco + Teuco=Rolos ou Livros)

Há uma divisão nos TIPOS de Lei, embora inexistente no texto sagrado, mas perceptível a qualquer estudioso da Palavra.

TODA a Lei, no aspecto Moral, Cerimonial e Civil foi primeiramente cumprida e depois completamente abolida por Jesus Cristo, na instituição da Nova Aliança.

Ocorre que alguns princípios da Lei (Moral, principalmente – mas, não exclusivamente) foram reafirmados no NT, e obviamente a Igreja está obrigada a cumpri-los.

O ASPECTO MORAL DA LEI

Todos os Dez Mandamentos (conhecidos como a LEI MORAL), exceto o sétimo (o sábado), foram claramente reafirmados no Novo Testamento. Logo, é obrigação da Igreja cumpri-los integralmente, observando inclusive as ampliações deixadas por Cristo (ouvistes o que foi dito... Eu, porém, vos digo...).

O apóstolo Pedro faz uso do aspecto Moral da Lei de Moisés para explicar a santificação:

NT - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

Está escrito onde? Na Lei de Moisés:

AT - "Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo." Levítico 11:44-45

O ASPECTO CERIMONIAL DA LEI

Consistia em oblações e sacrifícios, foi toda cumprida em Cristo, e não foi reafirmada no Novo Testamento; logo, a Igreja não mais está sujeita a ela. Nela, estariam contidas as leis referentes a animais puros e impuros, referentes ao contato do homem com corpos mortos, etc. Tudo aquilo que tornaria o homem impuro, incapaz de comparecer na presença de Deus.

Observe que o apóstolo Paulo faz uso da Lei de Moisés para explicar e confirmar a doutrina do sustento dos obreiros: (NT = Novo Testamento | AT = Antigo Testamento)

NT - "Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?" 1 Coríntios 9:9

...e continua fazendo uso da Lei...

NT - “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” 1 Coríntios 9:13-14

O ASPECTO SOCIAL E CIVIL DA LEI

Poucas foram reafirmadas, tendo em vista a rigidez da mesma em alguns aspectos, como a que discorre sobre "olho por olho, dente por dente", como as que regulamentam o tratamento dispensado aos escravos, a regulamentação das diversas penas de morte, etc. Algumas leis civis, referentes a conduta moral do homem, foram reafirmadas no bojo do padrão de conduta descrito no NT, como as leis referentes ao adultério, à fornicação, ao homossexualismo, etc.

O próprio Filho de Deus faz uso da sua Lei para explicar um princípio Eterno: 

NT - "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lucas 4:4"

* Está escrito... onde? Na Lei de Moisés que foi dita aos israelitas! (É claro que nem todas foram repetidas para nós... porém é nosso dever cumprir TODAS as Leis que foram reafirmadas por Jesus Cristo e seus Apóstolos!)

AT - "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem." Deuteronômio 8:2-3 

Para fins didáticos, o Código Mosaico (a Lei de Moisés) pode ser dividido em Leis Morais, Leis Civis e Leis Religiosas (ou Leis Cerimoniais).
As leis cerimoniais regulavam o ministério no santuário do Tabernáculo e, posteriormente, no Templo. Elas tratavam também da vida e do serviço dos sacerdotes e encontram-se descritas especialmente no Livro chamado Levítico.
A divisão entre os tipos de leis existentes na Torah judaica é fruto de estudos. (Moral, Cerimonial e Civil)
O fato de não haver tais divisões na Bíblia não significa necessariamente que a divisão natural não exista. (Afinal, nos originais não haviam sequer as divisões de capítulos ou versículos. Nem por isso são obsoletos.)

Observemos que:

* Deus não mandou Moisés colocar TODA a Lei na Arca da Aliança, mas apenas a Lei Moral, escrita em tábuas de pedra; logo, havia alguma diferença entre esta e as demais, para Deus julgá-la mais importante (fato este que se confirma com a sua reafirmação quase que integral no NT, e o próprio princípio do sábado (dia de descanso) é reafirmado no NT, não no sentido literal do dia, mas simbólico e metafórico (O Sábado “Descanso” que aguardamos é o Céu - Hebreus 4.1-11), visto que, baseado nas leis naturais, somos obrigados a descansar pelo menos um dia na semana (no nosso caso, geralmente no domingo);

* Paulo jamais se levantou contra a observação da Lei Moral, mas levantou-se várias vezes contra a observância da lei cerimonial e civil para a Igreja formada de gentios.

* Não aceitar a divisão dos aspectos da Lei, implicaria em não aceitar igualmente a divisão da Bíblia em capítulos e versículos, como a temos hoje em dia, pois esta divisão também não se encontra no texto original. A própria disposição dos livros de nosso VT é diferente do cânon judaico; ademais, quem dividiu o VT em Torah, Históricos, Poéticos, Profetas Menores e Profetas Maiores, se os judeus só os dividem em Torah, Profetas e Escritos. (Lucas 24:44)
* Afirmar que Jesus cumpriu todo o AT da forma que alguns afirmam dá margem pra alguém entender que por este motivo, não devemos mais cumpri-la, e sim desprezá-la por completo e por inteiro. E não é bem assim! Não estamos sem Lei.

Sabemos que Os Mandamentos são 613 e não somente 10 como sempre são ditos.

A Graça e as Leis andam juntas!
A Graça é o caminho e as Leis são as placas pelo caminho te orientando como seguir no caminho.
O Espírito Santo nos capacita a cumprir a Lei de Deus (ou Mandamentos).

Dessa maneira concluímos:

   * Os mandamentos do AT que são repetidos no Novo Testamento, obedecemos, não porque estavam no Velho Testamento, mas porque estão no Novo Testamento!

    * Nenhuma das exigências da Primeira Aliança tem qualquer poder, hoje. Onde as leis forem diferentes, seguimos a Segunda Aliança, e não a primeira. Onde as leis forem similares, obedecemos, não porque a primeira lei assim dizia, mas porque a Nova Aliança assim ordena.
      
      PARA UM ESTUDO MAIS COMPLETO
SOBRE O ASSUNTO ACESSE O LINK ABAIXO:
http://pastorfelipemiranda.blogspot.com.br/2013/03/os-dez-mandamentos-no-novo-testamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico