IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A LEI DE DEUS - Torah - Pentateuco

A LEI DE DEUS


Apresentada através dos 5 primeiros livros das Sagradas Escrituras, chamados de Pentateuco (que significa os 5 rolos/livros) ou Torah (para os Judeus, que significa Lei em hebraico).

A Lei veio porque Israel era possessão peculiar de Deus, como povo e nação. Necessariamente veio a Lei de Deus para governo próprio do seu povo eleito, tanto como indivíduos responsáveis a Deus quanto como nação de igual modo responsáveis ao Senhor. A Lei de Deus – chamada também de a Lei de Moisés (pois o Senhor entregou a Moisés as duas tábuas da Lei) -  A base da Lei é a santidade de Deus. Ele disse repetidamente: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. A Lei continha dois elementos: o eterno e o temporário. Um elemento é eterno, portanto trata da moral, que se não muda. Encontramo-lo nos Dez Mandamentos, frequentemente denominados Decálogo (ou seja, as Dez Palavras) e em estatutos com este relacionados.

O Senhor havia dito que "quem praticar estas coisas, por elas viverá" (Lv 18:5; Rm 10:5; Gl 3:12). O Senhor não estava mentindo quando disse essas palavras! Porém, pouquíssimos homens tiveram a condição de serem chamados justos diante de Deus, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei" (Dt 27:26; Gl 3:10; Tg 2:10). Não por causa da dificuldade da Lei, mas pela dureza do coração humano.

O elemento temporário (provisório, transitório) compõe-se de leis, tanto civis como cerimoniais.

Evidentemente as leis civis se mudariam ou se revigorariam segundo as mudanças na vida da nação e nas suas relações com os povos vizinhos. E as leis cerimoniais, cuja finalidade era ensinar por meio dos sacrifícios e culto ritualísticos o desígnio redentor de Deus, haviam de terminar com o advento do Messias, cuja obra de redenção esse ritualismo prefigurava, e hoje os cristãos têm certeza que Cristo veio a ser o cumprimento e o fim da lei (cf. Rom. 10;4,; 5:17).

Finalmente quanto à faceta doutrinária, não é despercebida a doutrina, não somente explícita como tal, mas também em conjunto com sua história e suas leis. Os inícios de todos os ensinamentos bíblicos se descobrem nesse rolo de cinco volumes. Consequentemente, o intérprete da Bíblia distingue no Pentateuco, claramente ou de um modo vago, as muitas doutrinas divinas, sendo as mesmas reunidas ao redor dos seguintes conceitos focais: (1) Deus, o Criador de todas as coisas e o Autor da providência bendita; (2) o homem, criado perfeito e transformando-se em pecador perdido e sem esperança, não fôra o Salvador; (3) o Salvador, o Messias prometido; (4) a redenção por meio da fé (como a de Abrão); (5) o reino de Deus na terra, simbolizado na teocracia israelita; (6) a igreja, prefigurada no Tabernáculo e na assembleia do povo; (7) as recompensas e os castigos, vislumbres do céu e do inferno. Sim, realmente através do Pentateuco se encontra claramente exposto o tema doutrinário de toda a Bíblia: Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Naquele tempo, como na atualidade, alguém, para se salvar, precisava crer na promessa de Deus; e aqueles que creram fizeram-no, não cegamente na empírica e abstrata declaração da promessa, mas inteligentemente na Essência da promessa, que é a eterna Pessoa de Deus. De maneira que verdadeiramente todas as doutrinas divinas são reveladas no Pentateuco, sendo, às vezes, em embrião, daí por diante se desenvolvem acentuadas através das páginas da Palavra de Deus.

Oh, quão maravilhosos sãos os começos da história e da doutrina bíblica da salvação pela fé pessoal no nosso Deus pessoal!

 Atualmente, não estamos debaixo dos aspectos Civis e Cerimoniais da Lei, pois esses eram elementos transitórios (ou seja provisórios).

A Lei Civil [era uma espécie de Constituição Federal] estava relacionada especificamente à nação de Israel, portanto não serve para outras nações e a Lei Cerimonial continha elementos do culto israelita (constituído por sacrifícios, dias de festas, etc).

Jesus Cristo cumpriu a Lei Cerimonial quando morreu como um sacrifício perfeito. (Veja Hebreus 7:26, 27 e 1 Pedro 1:18, 19).

No entanto, os aspectos Morais, descritos nos Dez Mandamentos estão em vigor, excetuando-se o fato de que não somos obrigados a guardar o dia de Sábado – já que o Sábado foi uma lei somente para os Judeus (Êxodo 20.2; Deuteronômio 5.1-3).  O Sábado (ou Descanso) que aguardamos é o Céu (Hebreus 4.1-11).
"Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.Colossenses 2:16-17

* O Sábado era um sinal de aliança entre o povo de Israel e o Senhor.
"Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua.Êxodo 31:16

Observe que o Sábado está ligado à Antiga Aliança (de Deus com o povo de Israel), porém agora, estamos na Nova Aliança!
Justamente por isso, não praticamos durante a Nova Aliança (o Novo Testamento) Holocaustos, Sacrifícios, etc...

O aspecto Moral da Lei é repetida e esclarecida no Novo Testamento

* O NOVO TESTAMENTO NÃO REPETE O QUARTO MANDAMENTO
Não há dúvida de que o Novo Testamento cita mandamentos do Velho Testamento. Cita mandamentos indistintamente de toda a Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento em nenhum lugar. Façamos uma comparação dos dez mandamentos dentro do Novo Testamento:



VELHO TESTAMENTO
1. Mandamento – Ex 20.2,3
2. Mandamento – Ex 20.4-6
3. Mandamento – Ex 20.7
4. Mandamento – Ex 20.8-11
5. Mandamento – Ex 20.12
6. Mandamento – Ex 20.13
7. Mandamento – Ex 20.14
8. Mandamento – Ex 20.15
9. Mandamento – Ex 20.16
10. Mandamento – Ex 20.17

NOVO TESTAMENTO
1. At 14.15
2. 1 Jo 5.21
3. Tg 5.12
4. NÃO HÁ
5. Ef 6.1-3
6. Rm 13.9
7. 1 Co 6.9,10
8. Ef 4.28
9. Cl 3.9

10. Ef 5.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico