IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Esboço Comentário do livro do profeta Oseias

 OSEIAS

1.1 – Oseias – do hebraico Hôšēăʿ, significa “Salvação”.
1.1 – O povo de Deus era dividido em dois reinos – na época das profecias de Oseias a nação israelita, formada pelas doze tribos, estava dividida. As dez tribos do norte passaram a ser chamadas por Israel e as duas tribos do sul (Judá e Simeão) passaram a ser chamadas por Judá. Ás vezes, o Reino do Norte - Israel - é chamado de “Efraim”, sua tribo mais influente, ou de “Samaria”, sua capital. Oseias provavelmente era morador do Reino do Norte.
1.2 – Profeta – Oseias declara que Deus falou por seu intermédio.
1.2 – Vai, toma uma mulher de prostituições – Essas mulheres ficavam nos templos cananeus, onde os deuses da fertilidade eram adorados. Pensava-se que relações sexuais com elas fariam com que as terras dessem boas colheitas e que os animais tivessem muitas crias.
1.3 – Gomer – a vida conjugal de Oseias e Gomer simbolizou o relacionamento entre Deus e seu povo.

Os filhos de Gomer

Um Filho - Jezreel

1.4 – Jezreel (lit. Deus dispersará) era a cidade de Israel onde Jeú matou o rei de Israel e toda a sua família, tornando-se assim rei (ver 2 Reis 9–10 ). Jezreel em hebraico quer dizer “Deus semeia” e aqui (Oseias 1.11) tem o sentido de crescimento e prosperidade.

Uma Filha – Lo-Ruama

1.6 – Lo-Ruama – quer dizer “Não-Amada”; “Ela não recebeu compaixão”.

Outro Filho – Lo-Ami

1.8 – Lo-Ami – quer dizer “Não-Meu-Povo”.

A Restauração do Reino


1.10 – Deus promete mudar a História de Israel – Onde foi chamado “Vós não sois meu povo” será chamado “vós sois filhos do Deus vivo”.
1.11 – Deus promete a Restauração do Reino de Israel – A Casa de Israel (Reino do Norte) e a Casa de Judá (Reino do Sul) serão um só Reino.
2.1 – Ami – quer dizer “Povo-de-Deus”; “Meu-Povo”.
2.1 – Ruama – quer dizer “Amados-por-Deus”; “Minha-Amada”; “Misericórdia é mostrada”.

Os Amantes de Israel

2.5 – Os amantes – Os deuses pagãos da fertilidade.
2.16 – “Baal” – Este nome do deus pagão de fertilidade quer dizer “senhor”, “dono” e quer dizer também “marido”.
2.22 – Israel – O texto hebraico aqui chama Israel de “Jezreel” (ver Oseias 1.4,11)
3.1 – Bolos de uvas – Esses bolos eram oferecidos aos deuses da fertilidade, que, segundo a crença popular, podiam dar boas colheitas.

A Misericórdia de Deus

3.2 – Comprei para mim – Imagine Gomer abatida: suja e pobre naquele mercado, infeliz. Até que chega seu marido, paga o melhor preço que alguém poderia pagar por um escravo na época e coloca de volta a aliança no dedo de Gomer. Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus e a obra salvadora em Jesus.

O Adultério de Israel - A Idolatria

4.15 – Bete-Áven – em hebraico quer dizer “casa do mal”, “casa inútil” ou “casa da idolatria”; aqui o nome se refere à cidade de Betel, nome que quer dizer “casa de Deus” [Bêṯ - Casa + ʼĒl – Deus = lit. "Casa de Deus"]. Betel era o centro principal da adoração de Deus no Reino de Israel (ver também Oseias 10.8 nota abaixo). Aqui, a cidade de Betel é chamada de Bete-Áven para demonstrar o pecado da idolatria, que é adultério contra o Senhor. Por isso não é chamada de Betel, pois o Senhor “El” não estava sendo adorado naquele lugar, pois estavam praticando “Áven” mal, idolatria.
9.9 – Gibeá – A cidade em que alguns israelitas de Benjamim violaram a concubina de um levita; isso provocou uma guerra civil, que quase acabou com a tribo de Benjamim (ver Josué 19 – 21).
10.8 – Áven – em hebraico quer dizer “mal” ou “idolatria”; aqui se refere à cidade de Betel (ver Oseias 4.15 nota acima).
11.8 – Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? – Apesar de tudo, o Senhor amava Israel a ponto de suportar a traição com os ídolos e prometer reestabelecer um relacionamento puro com o Seu povo.
11.8 – Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? – Admá e Zeboim eram duas cidades que também foram destruídas quando Deus destruiu Sodoma e Gomorra. (Veja Dt 29.23, Os 11.8)
11.8 – Não! Não posso fazer isso, pois o meu coração está comovido, e tenho muita compaixão de você. – O Senhor garante a Israel que apesar de o povo estar cometendo pecados, Ele não iria destruí-los totalmente, pois amava Israel e estava sentindo íntima compaixão por eles.

PS: O Senhor se compadeceu de Israel e pela boca do profeta Jeremias declara: “porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.” Jeremias 31:9b


Os estágios do relacionamento de Israel com Deus são descritos nas profecias de Jeremias e Ezequiel, bem como nas profecias de Oséias com Gômer.

ESTÁGIO
PROFETAS DE ISRAEL
CASAMENTO EM OSEIAS
NOIVADO
Jeremias 2:2
Oseias 1:2
CASAMENTO
Ezequiel 16:8-14
Oseias 1:3
FILHOS
*Romanos 9:25-26 (Gentios)
Oseias 1:3-10 (Casa de Israel)
ADULTÉRIO
Jeremias 5:7; Ezequiel 16:15-34; 23:1-21
Oseias 3:1
DESAVENÇA
Jeremias 3:8-10; Ezequiel 16:35-52
Oseias 3:3-4
RESTAURAÇÃO
Ezequiel 16:53-63; Jeremias 31:31; 32:40; 50:4-5
Oseias 3:5; 6:1-3


Nota: As etapas do relacionamento de Oseias com Gômer ilustram as etapas do relacionamento de Deus com Israel, de acordo com a descrição feita pelos Profetas.

www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico