IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

sábado, 28 de dezembro de 2013

ESBOÇO DO LIVRO DE JONAS

ESBOÇO DO LIVRO DE JONAS
Pr. Felipe Miranda
1- O texto do livro está na versão NVI [Nova Versão Internacional] para facilitar a compreensão;
2- os acontecimentos importantes estão em negrito;
3- Acrescentei dados referentes a Jonas, à cidade de Nínive e à referência que Jesus Cristo faz a Jonas no Novo Testamento.
4- Ao final do texto, fiz alguns comentários importantes. Vale a pena ler!

Deus te abençoe!

* Bons Estudos!

JONAS
Capítulo 1
Chamado e Fuga de Jonas
1 A palavra do SENHOR veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: 2 (IDE) depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.
3 Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR.
4 O SENHOR, porém, fez soprar um forte vento (PROVAÇÕES) sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. (QUANDO NÃO HÁ MAIS ESPERANÇA) 5 Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar (PREJUÍZO FINANCEIRO) para tornar o navio mais leve (1.5 Ou para apaziguar o mar). Enquanto isso, Jonas, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamente. (Efésios 5:14 Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.) 6 O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos”.
7 Então os marinheiros combinaram entre si: “Vamos lançar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós”. Lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
8 Por isso lhe perguntaram: “Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?”9 Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do SENHOR, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.
10 Então os homens ficaram apavorados e perguntaram: “O que foi que você fez?”, pois sabiam que Jonas estava fugindo do SENHOR, porque ele já lhes tinha dito.
11 Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: “O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?” 12 Respondeu ele: “Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês”.
13 Ao invés disso, (DESOBEDIÊNCIA) os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. 14 Eles clamaram ao SENHOR: “SENHOR, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó SENHOR, fizeste o que desejavas”. 15 Em seguida pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. 16 Ao verem isso, os homens adoraram o SENHOR com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos.
17 O SENHOR fez com que um grande peixe (A PROTEÇÃO DE DEUS) engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

Capítulo 2
A Oração de Jonas
1 Dentro do peixe, Jonas orou ao SENHOR (NO MEIO DA TRIBULAÇÃO), o seu Deus.
2 E disse: “Em meu desespero clamei ao SENHOR, e ele me respondeu. Do ventre da morte (2.2 Hebraico: Sheol. Essa palavra também pode ser traduzida por sepultura, profundezas ou pó.) gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.
3 Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam um turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
4 Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo. (2.4 Ou como poderei ver novamente o teu santo templo?)
5 As águas agitadas me envolveram, (2.5 Ou As águas estavam em minha garganta,) o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.
6 Afundei até chegar aos fundamentos dos montes; à terra embaixo, cujas trancas me aprisionaram para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da sepultura, ó SENHOR meu Deus!
7 “Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, SENHOR, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.
8 “Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.
9 Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do SENHOR”.
10 E o SENHOR deu ordens ao peixe (TODA A CRIAÇÃO OBEDECE AO CRIADOR), e ele vomitou Jonas em terra firme.

Capítulo 3
O Arrependimento de Nínive
1 A palavra do SENHOR veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: 2 (IDE) à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei”.
3 Jonas obedeceu à palavra do SENHOR (APRENDEU A LIÇÃO) e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande (3.3 Ou cidade importante para Deus); sendo necessários três dias para percorrê-la. 4 Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. 5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
6 Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. 7 Então fez uma proclamação em Nínive: “Por decreto do rei e de seus nobres:
Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam!
8 Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. 9 Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.
10 Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. (A PREGAÇÃO DE JONAS ALCANÇOU O OBJETIVO DE DEUS – O ARREPENDIMENTO)

Capítulo 4
A Ira de Jonas
1 Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. (JONAS ERA PARA ESTAR FELIZ COM O SUCESSO DE SEU MINISTÉRIO; PORÉM, UMA NOVA LIÇÃO SERÁ NECESSÁRIA) 2 Ele orou ao SENHOR: “SENHOR, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes. (JONAS, AO RECLAMAR, PRODUZ UMA MARAVILHOSA DECLARAÇÃO DA GRANDEZA DE DEUS)
3 Agora, SENHOR, tira a minha vida (PREFERIA MORRER), eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver”.
4 O SENHOR lhe respondeu: “Você tem alguma razão para essa fúria?” (JONAS TAMBÉM NÃO MERECIA A MISERICÓRDIA DE DEUS)
5 Jonas saiu e sentou-se num lugar a leste da cidade. Ali, construiu para si um abrigo, sentou-se à sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade. (AGUARDAVA A DESTRUIÇÃO DOS INIMIGOS) 6 Então o SENHOR Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. 7 Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se. 8 Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas, ao ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: “Para mim seria melhor morrer do que viver”.
9 Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?”
Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso ao ponto de querer morrer”.
10 Mas o SENHOR lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. 11 Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda (4.11 Ou o certo do errado), além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?”

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;” Mateus 28:19
["todas as nações" - inclusive as "Nínive's"!]

JONAS – filho de Amitai (Jn 1:1)
Morava em GATE-HEFER (2 Rs 14:25)
Contemporâneo de Amós, Oséias, Isaías e Miquéias (para Israel)
DATA 800-750 a.C. aproximadamente

NÍNIVE – Fundada por NINRODE (Gn 10:9-12)
Capital da ASSÍRIA
LOCALIZAÇÃO: Nordeste da MESOPOTÂMIA (Berço da Humanidade; próximo ao Jardim do Éden Gn 2:8-14); ás margens do rio Tigre (atual IRAQUE)
Prosperou entre 800-612 a.C.; quando foi destruída pelos MEDOS (Império Medo-Persa)

MÉTODOS DE TORTURA
- Remoção de pele;
- Empalamento;
- Amputação; Etc.

JESUS faz referência à JONAS (Mateus 12:39-40)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23


Jonas 4:2 – (Jonas faz uma alusão à MOISÉS Êxodo 34:6)
4.2 – Qualidades de Deus: PIEDOSO (gracioso; anela ajudar-nos; inclusive os que não merecem); MISERICORDIOSO (sente compaixão); LONGÂNIMO (não deseja castigar os ímpios; tardio em irar-se; paciente com o desobediente); BENIGNO (é sensível e tem disposição para perdoar) TE ARREPENDES DO MAL (abre mão de fazer o mal em resposta a o arrependimento; Ele se arrepende ou muda de ideia no sentido de não destruir o homem quando este se afasta do pecado e se volta para a justiça).


Quem é o alvo do Amor de Deus através de você?


1.    Quem está no controle da minha vida?
2.    Pense naqueles que você deprecia, esperando jamais encontrar. São as pessoas que se tornaram inimigas em sua mente por causa do que fazem, dizem ou acreditam. Deus pode ter algumas ordens a respeito dessas pessoas para nós, que hão de nos desafiar a uma luta pelo poder acerca de sua vontade.
3.    Jonas começa a Correr de Deus, a correr para Deus a fim de salvar sua vida, e a correr com Deus por um breve período de sucesso profético e depois correr adiante de Deus, cheio de ira e preconceito
4.    Quando a surpreendente revelação da vontade de Deus atingiu o coração nacionalista e exclusivista de Jonas, ele pediu a demissão.
5.    Ele já havia trabalhado para o Senhor, mas não estava disposto a trabalhar com ele.
6.    Nada poderia ser mais repugnante que ir lá e pregar arrependimento.
7.    A atitude de Jonas refletia o narcisismo de Israel. Amor próprio e orgulho distorcido excluíam a possibilidade de esse povo escolhido ser um agente de reconciliação para a salvação do mundo inteiro.
8.    Muitos têm suas próprias “Nínives” e “Társis”.
9.    Nínive é a cidade da obediência e da confrontação; do perdão; Társis é um lugar de desobediência; de fuga e mágoa.
10. Nínive é a chamada de Deus a soar em nossos corações para servi-lo, para sermos a sua pessoa escolhida e dar-lhe o primeiro lugar em nossas vidas.
11. Podemos estar fugindo quando preenchemos nossa vida com boas coisas, de modo que não deixamos tempo para Deus.
12. Em Jope, ele embarcou num navio para Társis e imediatamente anestesiou o coração rebelde com o sono.
13. O Senhor, de quem estávamos tentando escapar, torna-se a nossa única esperança.
14. Ele não tinha ideia do arrependimento e avivamento que imediatamente produziria. O colérico hebreu caminhou com largas passadas pelas ruas da capital assíria, bradando condenação com clareza indis­cutível: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida".
15. O povo se arrependeu, e Deus também! O Senhor mudou de ideia em resposta à confissão do povo. Deus é contra o pecado, mas é favorável a nós.
16. O que Jonas menos desejava era que Nínive alcançasse perdão, pois tal arrependimento significava que ele teria de mudar de atitude para com os seus inimigos.  (Coração vingativo.)
17. Jonas não era capaz de desistir da luta pelo poder. Ele preferia morrer a desistir.
18. "Veja só, eu não disse?" ou "Eu estava certo o tempo todo!" é sinal claro de que estamos correndo adiante de Deus e alimentando nossa ira.
19. Você já sentiu uma satisfação interior quando alguém de quem você não gosta satisfaz às suas piores expectativas? (se dá mal?)
20. Jonas tinha duas opções: unir-se ao povo de Nínive, confessando o seu próprio pecado, ou tomar em suas próprias mãos o julgamento de si mesmo.
21. Jonas desejava morrer porque não podia fazer que Deus marchasse segundo o seu ritmo.

22. Jonas estava correndo adiante de Deus ao se sentar a leste de Nínive, contemplando do alto a cidade e esperando a sua destrui­ção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico